Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

Estão abertas as inscrições para o VIII Festival de Cinema Escolar de Alvorada

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 30 de setembro

Por Redação em 27 de Maio de 2022

"Na última edição, um dos grandes vencedores foi o documentário ‘Sítio dos Açudes: Território e Memória’" (Foto: Arquivo A Semana)


No dia 1º de maio iniciaram-se as inscrições para o Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA), evento que ocorre no município desde 2015 e vai agora para sua oitava edição. As categorias contemplam produções estudantis realizadas por alunos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ensino Médio e Universitário, do Brasil e do exterior. Produções realizadas por estudantes alvoradenses concorrem em categoria própria.

Na 8ª edição, o FECEA voltará a contar com atividades presenciais, como as já tradicionais mostras de curtas metragens nas escolas municipais, além do evento de premiação que ocorrerá no dia 03/12, em local a definir. O FECEA segue primando pela valorização do protagonismo estudantil e do olhar pedagógico na avaliação das produções cinematográficas.

O festival contempla temáticas consolidadas, como o Prêmio Sirmar Antunes pelo Protagonismo Negro, para o incentivo das abordagens afrodescendentes; o Prêmio Marielle Franco pelo Protagonismo Feminino; além de premiações específicas para temáticas ambientais; LGBTQIA+; "Curtíssimos" de até 3 min; Filmes Verticais, visando principalmente o público que assiste filmes em smartphones; e Filmes de Quarentena, que tenham sido produzidos respeitando as normas de distanciamento social no período de pandemia.

Nesta oitava edição, a novidade será um troféu especial para a Cine-Literatura, que premiará curtas provenientes de adaptações literárias, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura nos estudantes.

Além das mostras nas escolas, está prevista novamente a realização da Mostra Virtual dos selecionados no canal do FECEA no Youtube (youtube.com/fecears), e a votação online para o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.

Visando a avaliação técnica e pedagógica das obras, o corpo de jurados do festival conta com cerca de 30 membros, das mais diversas áreas. Desde professores com vivência de trabalhos em audiovisual na sala de aula até críticos, jornalistas, profissionais da área cinematográfica e ex-alunos do projeto Clube das 5.

O FECEA distribui anualmente mais de 100 prêmios, e é organizado pelos projetos Clube das 5, da Secretaria de Educação (SMED), coordenado pelo professor André Bozzetti; e pelo projeto Primeira Tela, da Escola Leonel Brizola, coordenado pelo professor Adaílton Moreira.

Serviço

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: https://filmfreeway.com/FECEA. Estudantes do mundo inteiro poderão enviar suas obras até o dia 30 de setembro. Estudantes de Alvorada têm um prazo maior, podendo enviar seus trabalhos até o dia 20 de novembro. A cerimônia de premiação será transmitida pelo canal do FECEA no YouTube.

Informações sobre o festival podem ser acompanhadas no Facebook do Clube das 5 (www.facebook.com/clubedas5) e do FECEA (www.facebook.com/fecears) e no Instagram do FECEA (www.instagram.com/fecealvorada).

COMENTÁRIOS ( )