Quinta-Feira, 19 de Maio de 2022 |

Estudantes do Campus participam do concerto ‘Música de Cinema’ da OSPA

Apresentação foi promovida no feriado do Dia do Trabalhador

Por Redação em 13 de Maio de 2022

"A apresentação aconteceu em Porto Alegre" (Foto: Divulgação)


Os alunos dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Produção de Áudio e Vídeo e Cuidados de Idosos e do Superior de Tecnologia em Produção Multimídia do Instituto Federal (IFRS) – campus Alvorada foram até Porto Alegre no último final de semana. Eles participaram do concerto ‘Música de Cinema’, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) no domingo, 01/05.

A saída integrou o projeto de ensino ‘Música e práticas sociais: visita técnica a uma orquestra’, coordenado pela professora Michelle Girardi Lorenzetti. De acordo com a docente, a proposta surgiu quando uma estudante se emocionou bastante ao assistir um vídeo com orquestra. “A partir disso, começamos a conversar sobre os instrumentos, orquestra e a música quanto prática social”, destaca Michelle.

Para a maioria dos discentes esta foi a primeira vez num concerto. Na opinião do estudante Eduardo Lima (1º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia), o espetáculo foi mágico, uma experiência nova. Ele apontou que durante a vivência foi possível observar conteúdos que está aprendendo em sala de aula, tal como, iluminação, questão coreográfica, repertório, etc.

Segundo a aluna Ketelin Becker Ribeiro (Técnico em Produção de Áudio e Vídeo – Integrado ao Ensino Médio), a participação no concerto ressignificou a ideia de orquestra como algo chato. “O espetáculo foi incrível e foi uma grande oportunidade que o IF nos proporcionou”, ressalta a estudante.

A estudante Vanesa Mattos Cardoso (1º semestre do Técnico em Cuidados de Idosos – Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos) disse amar música, entretanto devido à sua rotina de trabalho, não consegue escutar tanto como gostaria. Também contou não ter participado de algo assim antes e ter se emocionado muito durante o concerto. “Eu estou maravilhada. Agradecida! Muito lindo o espetáculo! É único! Vou levar para sempre!”, declara a jovem.

Os discentes ainda tiveram a oportunidade de conhecer o compositor da música do filme “O Tempo e o Vento”, Alexandre Guerra. O concerto “Música de Cinema” contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Coro Sinfônico da OSPA e com o Ballet Vera Bublitz. Alguns dos filmes que tiveram suas trilhas interpretadas foram: O Poderoso Chefão, O Tempo e o Vento, A Lista de Schindler, O Carteiro e o Poeta, O Rei Leão, Closer, Star Wars e outros.

COMENTÁRIOS ( )