Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

A Semana participa de Congresso dos Diarios do Interior do Rio Grande do Sul

Evento aconteceu em Canela e mobilizou mais de 100 pessoas

Por Redação em 05 de Novembro de 2021


O Jornal A Semana participou do 23º Congresso dos Diários do Sul do Brasil promovido pela Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS). O evento, fechado para os diretores, executivos e proprietários dos jornais associados, reuniu mais de 100 pessoas em Canela, na serra gaúcha.

A programação que iniciou na noite da sexta-feira, 29/10, se estendeu até o final do sábado, 30/10, tendo o assunto principal como 'Estratégias e Alinhamentos Internos Necessários'. Além disso, foram apresentados os cases vencedores do “Prêmio ADI/Excelência Editorial 2021”.

Após o evento, o presidente da ADI, Adair Gilberto Weiss, avaliou que o ponto do congresso foi o debate sobre a quebra de paradigmas que precisa seguir, especialmente nas redações, que são a ‘indústria’ do negócio. “Penso que a disposição e necessidade de rupturas no modelo dos negócios da comunicação, a começar pela adaptação às diferentes plataformas, bem como o espaço para um jornalismo mais propositivo e com base em dados de audiência. Os medalhões são importantes nas redações, mas se não se adaptarem ao novo mercado, ficarão numa bolha de achismos, produzindo sem assertividade”, avalia.

Além disso, ele falou que o Congresso mostrou que todos precisamos usar de humildade, reaprender as novas dinâmicas e ferramentas, conversar mais, integrar mais os setores, numa perspectiva mais horizontalizada e menos vertical.

Já o diretor do Jornal A Semana, Hardo Pfluck pontuou que foi uma oportunidade ímpar para seu veículo de comunicação. “Foram três dias de contato direto com os grandes profissionais da imprensa do interior do estado. Todos unidos para levar o melhor da informação as suas comunidades e as alegrias de descobrir novos campos que se abrem nesta era digital”, lembra.

Programação

A palestra de abertura do sábado, 30/10, foi conduzida por Clóvis Lummertz que agitou os congressistas com muito dinamismo e entusiasmo falando sobre negócios e sobre o futuro do jornalismo.

Após esta palestra aconteceu um painel com o tema ‘O Jornalismo e as Oportunidades no Caos’, com Fabiano Goldoni. Além disso, Sandro Lucas, diretor de Marketing e Inovação do Grupo A Hora, mediou o debate ‘Como inovar e gerar novas receitas na era do marketing multicanal’, com Lucas Taglietti.

Após o almoço, foi apresentado o ‘Case do Grupo Notícias do Dia de Santa Catarina’, pelo diretor comercial Gilberto Kleinübing, que teve a mediação de Márcio Vieira da Cunha, do Jornal do Povo.

Encerrando a tarde de atividades, o público presente pôde optar em participar de um dos dois debates ‘Novas estratégias de captação de assinantes’, com mediação de Patrícia Cerutti ou ‘Jornalismo mais propositivo e influente’, com Fernando Weiss, do Jornal A Hora.

No final do dia, ocorreram a apresentação e entrega dos prêmios dos cases vencedores do ‘Prêmio ADI/Excelência Editorial 2021’.

Confira os premiados
1º lugar: Jornal A Hora, com 'Pratas da Casa', de Sandro Lucas.
2º lugar: Jornal Ibiá, com o projeto 'Mulheres que Brilham', de Maria Luiza Szulczewski.
3º lugar: Jornal do Povo, com 'I Prêmio Agro Cachoeira', Márcio Vieira da Cunha.

Vencedores Editorial
1º lugar: Gazeta do Sul, com 'O que apreendemos em um ano de distanciamento', de Pedro Garcia e Iuri Fardin.
2º lugar: Gazeta do Sul, com 'Avanços e desafio do protagonismo das Mulheres Rurais', de Caroline Garske Rosa.
3º lugar: Folha do Mate, com 'Coração de Mãe sempre cabe mais um', de Cassiane Rodrigues e Carlos Dickow.

COMENTÁRIOS ( )