Quinta-Feira, 19 de Maio de 2022 |

Associação de Diários do Interior promove almoço para celebrar 30 anos de história

O Jornal A Semana é um dos veículos credenciados na entidade

Por Redação em 29 de Abril de 2022

"Adair Weiss, presidente da ADI destacou que os jornais exercem papel célere no desenvolvimento no estado" (Foto: Divulgação)


A Associação de Diários do Interior (ADI) realizou na manhã de quinta-feira, 28/04, a sua assembleia e o almoço em celebração aos 30 anos da entidade. O evento, promovido no Plaza São Rafael, contou com a presença de representantes de 20 jornais. Entre eles estava o Jornal A Semana, representado pelo diretor Hardo Pfluck e a equipe de reportagem.

Em sua fala, o presidente da entidade, Adair Weiss, falou da importância que a imprensa têm no momento. “Os jornais são verdadeiras fortalezas de credibilidade nos rincões deste país. E no Rio Grande do Sul exercem papel célere no desenvolvimento regional dos polos onde atuam. E é nas redações dos jornais que normalmente encontramos os profissionais mais capacitados para o ofício do jornalismo”, explica o gestor.

A entidade e o mercado de jornais se transformou muito desde a sua fundação. No início eram cerca de uma dezena de jornais associados. Com o passar dos anos, novos periódicos passaram a integrar a entidade, hoje formada por 27 grupos de comunicação multi-plataforma (impresso, rádio e portais), que atuam nos principais polos regionais do interior gaúcho.

Quem também esteve presente no evento foi o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que utilizou a tribuna. Em sua fala, ele parabenizou a entidade e destacou o protagonismo que o jornalismo vive. “Nós estamos aqui a celebrar a liberdade de imprensa e a liberdade de informar e de ser informado. Isso é básico em qualquer sociedade democrática”, pronuncia-se o político.

História

A ADI foi fundada no dia 27 de abril de 1992, em uma sala da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Na época eram onze jornais que tinham o objetivo de reunir os melhores veículos de comunicação do interior do Rio Grande do Sul para potencializar o jornalismo profissional, fortalecer a articulação publicitária e levar aos principais polos gaúchos uma visão integrada e relevante sobre o que poderiam aprender e fazer juntos.

Para marcar a data, dois dos sócios-fundadores da entidade – Eládio Dios Vieira a Cunha e André Jungblut – foram homenageados com uma placa alusiva ao aniversário de 30 anos da ADI. Os demais fundadores não presentes e os familiares dos já falecidos também receberam os cumprimentos da Associação pelos serviços prestados e pelo protagonismo exercido.

Por causa disso, o presidente também falou da importância dos jornais associados na ADI pelo interior do estado. “São relevantes, vitais para o desenvolvimento de suas regiões. Influem o poder público e privado de maneira a alterar decisões e provocar mudanças estruturais no desenvolvimento regional. Sempre com ética, compromisso com a verdade, para prestar um serviço relevante e confiável”, encerra Weiss.

COMENTÁRIOS ( )