Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Concurso público da Legalle para cargos da Prefeitura tem início neste final de semana

Desde o último final de semana já estão ocorrendo as provas para cargos no município

Por Redação em 05 de Novembro de 2021

"Uma das escolas que vai receber o concurso é o Júlio César, na entrada do município" (Foto: Arquivo A Semana)


A Legalle Concursos deu início no último final de semana aos três concursos públicos promovidos para cargos da Prefeitura. Na área da saúde, as provas ocorreram no domingo, 31/10. Já neste final de semana devem ocorrer as provas do quadro geral. No próximo domingo, 14/11, será a vez das provas de quem busca uma vaga na área da educação de Alvorada.

Ao todo, são 120 vagas – somados os três concursos –, além do cadastro reserva. Isso em opções para ensino fundamental, médio, técnico e superior. Segundo levantamento do Jornal A Semana, estão inscritos cerca de 2.237 na área da saúde para 23 vagas; 3.259 candidatos para 17 vagas no quadro geral; e 4.335 inscritos para 80 vagas na área da educação. Com isso, somam-se quase 10 mil inscrições.

Esse número agrada ao secretário de Administração (SMA), Luiz Carlos Telles, que falou sobre a importância deste concurso. “Nós temos hoje que repor o efetivo devido aos servidores que saíram, se aposentaram ou até faleceram. A gente precisa suprir essas vagas e o concurso nos ajudará nesse trabalho. Nós queremos reforçar o nosso efetivo e amenizar as deficiências”, explica o titular da pasta.

Segundo o secretário, a ideia é poder iniciar as nomeações no início do próximo ano, quando o concurso deve ser homologado. “A gente tem a expectativa de que pessoas qualificadas sejam aprovadas e venham para o quadro funcional. Existe um déficit no cargo e a gente só vem fazendo as reposições de vacância devido a pandemia da Covid-19”, finaliza Telles.

Serão ofertadas as vagas em três editais diferentes, intitulados saúde, quadro geral e educação. As vagas disponíveis são:

• Técnico em higiene bucal, técnico em enfermagem, agente de vigilância em saúde, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, médico cardiologista, médico clínico, médico dermatologista, médico geral comunitário, médico ginecologista obstetra, médico infectologista, médico ortopedista/traumatologista, médico pediatra, médico psiquiatra, médico psiquiatra infanto-juvenil, médico urologista, odontólogo e terapeuta ocupacional;
• Arquiteto, biólogo, contador, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro de tráfego, médico veterinário, programador de informática, auxiliar administrativo, educador social, fiscal ambiental, técnico agrônomo, técnico ambiental, técnico em contabilidade, técnico em eletricidade/eletrotécnica, técnico em informática, técnico em segurança do trabalho;
• Orientador educacional, professor de arte e educação, professor de ciências, professor de educação especial – deficiência auditiva, professor de educação especial – deficiência mental, professor de educação especial – deficiência visual, professor de educação física, professor de geografia, professor de história, professor de língua estrangeira – espanhol, professor de língua estrangeira – inglês, professor de língua portuguesa, professor de matemática, supervisor educacional, atendente de educação infantil, professor de anos iniciais, professor de educação infantil, secretário de escola

Concurso para fiscal

Quando o concurso foi anunciado, havia a oferta de vagas para fiscal. Contudo, essas vagas foram retiradas. Em entrevista, o secretário de Administração (SMA), Luiz Carlos Telles, explica os motivos. Segundo ele, houve uma alteração na legislação dos fiscais em 2018 e, como a interpretação do STF pode variar de caso-a-caso, optou-se por deixar esse cargo para um próximo concurso.

Por causa disso, Telles explica que a Prefeitura optou por não colocar a vaga de fiscal neste edital para não colocar em risco o concurso como um todo. Contudo, a Prefeitura pretende promover novos concursos após o fim da pandemia e a disponibilidade dos fiscais deve entrar neste futuro edital, que ainda não tem previsão de publicação e nem banca contratada.

COMENTÁRIOS ( )