Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

Dia dos Namorados gera expectativa de movimento no comércio local

Tanto o ramo de alimentação quanto o varejo esperam o aumento das vendas

Por Redação em 10 de Junho de 2022

"As relojoarias apostam na data para ter um aumento das vendas" (Foto: Guilherme Wunder)


Neste domingo, 12/06, se celebra o Dia dos Namorados. Uma data que é celebrada pelos casais e também pelo comércio. Isso porque a data é considerada uma das mais movimentadas quando se trata da economia – ao lado do Natal e do Dia das Mães. Por isso, muitos empresários já se preparam para uma crescente no fluxo de pessoas e esperam com altas expectativas o final de semana.

Segundo a presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIAL), Miriam Mainard, as datas comemorativas sempre trazem uma expectativa positiva em relação as vendas. O que se espera é um aumento no consumo de 15% em relação ao ano passado. Essa crescente e vista com bons olhos, principalmente devido ao impacto que a pandemia teve na economia de anos anteriores.

Para ela, nesse ano o movimento nos restaurantes e lojas físicas deve aumentar – e é nisso que a cidade aposta. “Alvorada têm capacidade, público e oferta, o objetivo é que o consumidor valorize as empresas da cidade, dando a preferência de consumo. E que em contrapartida as empresas invistam em oferecer algo a mais para seus clientes. Com criatividade, qualidade e variedade”, pondera Miriam.

Expectativas altas

Para Rafael Raupp, da hamburgueria Rock Garage e da pizzaria Guardiões da Pizza, a pandemia impactou no comportamento do cliente, mas existe a expectativa de que a data festiva mude isso. “Por isso o Dia das Namorados é muito importante para atrair os clientes de volta aos estabelecimentos, pois sempre foi uma das melhores datas para quem trabalha com gastronomia”, salienta o empresário.

Por causa disso, os dois estabelecimentos terão programações especiais neste final de semana. Na Rock Garage haverá o ‘Fim de Semana dos Namorados’. Serão três dias – início na sexta-feira – com decoração temática, música ao vivo e cardápio diferenciado para a data. Já na pizzaria, a noite de domingo, 12/06, foi dividida em três sessões para atender toda a demanda e esse atendimento será somente com reservas.

Para quem busca apimentar a relação, ir em uma sex-shop também se tornou uma opção. Esse segmento também foi impactado pela pandemia, mas a expectativa é de que recuperar isso. “Apostamos muito na parte de sex-shop para os casais apimentarem sua relação, se distraírem e esquecerem um pouco está pandemia”, explica Fabiana Souza, proprietária da 7 Pecados.

Outro segmento que aposta no aumento das vendas são as relojoarias. Um destes casos está na Ótica Cristal, que vê com bons olhos a data. “A expectativa é sempre de vendas mais promissoras. Nos dois últimos anos, em função também da pandemia, mas não só dela, as vendas de datas específicas (natal, namorados, mãe) ficaram bem abaixo do que se esperava”, analisa o gerente João Batista.

COMENTÁRIOS ( )