Quinta-Feira, 27 de Janeiro de 2022 |

Gilson Machado é eleito o novo presidente da subseção da OAB de Alvorada

Em entrevista, o advogado fez suas projeções sobre o futuro da entidade

Por Redação em 26 de Novembro de 2021

"A nova diretoria é formada por Simone Rapone, Paulo Pessoa, Gilson Machado, Vanessa Borges e Ricardo Soares" (Foto: Guilherme Wunder)


Foi realizada na segunda-feira, 22/11, a eleição para a nova diretoria da subseção de Alvorada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 130 advogados votaram e elegeram a chapa 10, liderada pelo presidente Gilson Machado. Junto dele foram eleitos o vice-presidente Paulo Pessoa, o secretário-geral Ricardo Soares, a secretária-geral adjunta Vanessa Borges e a tesoureira Simone Rapone.

A eleição teve 83% dos votos para essa chapa. A reportagem do Jornal A Semana conversou com o presidente eleito, Gilson Machado, para falar sobre o futuro da entidade. Ele fez uma análise da realidade da OAB e já projeto as iniciativas que pretende colocar em prática e os desafios da instituição para auxiliar o município nos próximos anos.

Jornal A Semana – Como avalias a OAB em Alvorada?
Gilson Machado – A OAB subseção de Alvorada tem atuado diretamente em prol da cidadania do povo Alvoradense, agindo nas causas de interesse da coletividade, cuja atuação pretendemos manter e ampliar nossa participação.

Jornal A Semana – Quais os desafios para tornar a entidade ainda mais ativa no município?
Gilson Machado – Dentre os principais desafios, podemos citar as sequelas deixadas pela pandemia do covid19, não só na área da saúde, mas, no atendimento jurisdicional, nossa atuação visará na ampliação do horário de atendimento junto ao Foro de nossa Comarca, para que retorne aos atendimentos em horário integral.

Nos últimos anos, em decorrência das restrições impostas pelos protocolos sanitários, tivemos uma participação moderada, mas, agora, com o retorno das atividades, pretendemos dar continuidade as atividades desenvolvidas em nossas Comissões e, aqui, cito a Comissão “OAB vai à escola”, que no ano de 2019, atendeu mais de duas mil crianças com palestras sobre os mais variados temas (bullyng, Lei do Estagiário, Menor Aprendiz, etc.).

Também, pretendemos retomar as palestras direcionadas a sociedade alvoradense, as quais eram oferecidas em nosso auditório.

Jornal A Semana – Quais as principais ações que pretende frente à OAB?
Gilson Machado – Nossas principais ações serão destinadas a defesa das prerrogativas dos advogados(as); junto a Seccional, buscaremos a ampliação do horário de atendimento dos foros, em especial em nossa Comarca, uma vez que o horário reduzido tem causado inúmeros transtornos a nossa classe; também, buscaremos uma maior aproximação do advogados e advogadas inscritas na nossa Subseção, visando melhorar os serviços prestados em nossa sede.

Jornal A Semana – Nos últimos anos a OAB esteve à frente de debates importantes da sociedade. Qual a importância da entidade estar presente em lutas que não são apenas da ordem dos advogados?
Gilson Machado – A OAB, além de ser um órgão representativo de classe, possui um papel constitucional como defensora das garantias fundamentais e do Estado Democrático de Direito e, assim como expressos no texto constitucional é “indispensável para administração da justiça”, portanto, sua presença nas demandas de interesse coletivo refletem a garantia da própria democracia.

Jornal A Semana – O que os associados que votaram em ti nesse pleito podem esperar e cobrar do teu mandato?
Gilson Machado – A todos os colegas advogados e advogados que votaram em nossa chapa, bem como aqueles que não o fizeram, podem tem certeza de que estaremos sempre a disposição para atendê-los, seja na defesa das prerrogativas, seja em auxiliar na coisas do cotidiano. As cobranças serão sempre bem-vindas, pois, refletem a participação de cada um na administração da nossa casa.

COMENTÁRIOS ( )