Sbado, 23 de Outubro de 2021 |

Prefeitura unifica serviços prestados para a comunidade em prédio intitulado como Central do Cidadão

Entre os serviços ofertados no local estão a Junta de Serviço Militar e o SINE

Por Redação em 08 de Outubro de 2021

"O novo serviço é ofertado na Rua Salgado Filho, Nº 54" (Foto: Guilherme Wunder)


Um prédio que unifique diversos serviços sociais voltados para a população alvoradense. Foi com esse objetivo que em agosto a Prefeitura deu início ao projeto da Central do Cidadão, que já está em funcionamento na Rua Salgado Filho, Nº 54, no centro da cidade. Nesse local serão ofertados diversos serviços de cunho social para a comunidade.

Entre os serviços que foram transferidos para o local estão o SINE, a expedição da carteira de identidade e a Junta de Serviço Militar. Além disso, as secretarias de Desenvolvimento Econômico (SMDE), de Planejamento e Orçamento (SEPLAN), a Procuradoria-Geral (PGM) e o Departamento de Captação de Recursos também funcionarão em salas do prédio.

Em entrevista, o secretário da SEPLAN, Paulo Ramos, explicou que a mudança não afeta nos aluguéis e sim na qualidade do serviço. “Podemos afirmar e comprovar que o valor do aluguel do novo prédio é a igual à soma que já despendíamos com os imóveis que já locávamos para oferecer um serviço descentralizado e, acima de tudo, sem qualquer conforto a comunidade”, salienta o titular da pasta.

Além disso, foi desocupado o prédio da antiga sede do SINE, que tem projetos para o futuro. “Ocorre que, como é de conhecimento público, ali as pessoas enfrentavam filas de pé, no sol, na chuva, aguardando seu atendimento. Hoje elas podem aguardar em área coberta, sentadas e em ambiente mais digno e acolhedor”, enfatiza Ramos, que não anunciou o que será feito com a área.

O parecer da comunidade

Paulo Ramos explica que a ideia é ofertar todos os serviços no mesmo local. Na Central do Cidadão é possível encaminhar a carteira de identidade, habilitar-se a emprego, encaminhar seguro-desemprego, requerer ou renovar alvará de estabelecimento, verificar processos junto à PGM, sala de entrevista para empregadores/futuros empregados, acessar 2ª via de contas de consumo da CORSAN; entre outros serviços.

E o objetivo de apresentar um espaço melhor para atender a comunidade parece que foi alcançado. “Aqui foi a primeira vez que eu vim. Está bem melhor tudo no mesmo prédio. O atendimento e o ambiente estão muito bons. Apesar de ser um pouco menor, o ambiente é mais aconchegante e o atendimento melhorou”, confessa Valdecir dos Santos, que estava procurando emprego.

A ideia de unificar os trabalhos também foi algo que contemplou muitos alvoradenses. “Vim buscar emprego. Cheguei a ir ao outro lugar e achei que aqui ficou melhor. O ambiente é melhor. O atendimento é o mesmo e segue sendo bem feito, mas agora num ambiente melhor. Sem falar que agora as pessoas vão direto em um lugar somente”, conclui Mônica Ramos.

Mudança da Biblioteca

Havia sido cogitada a mudança do prédio da Biblioteca para um dos andares desse novo prédio ou para a antiga sede do SINE. Ramos afirma que esse tema foi debatido, mas que questões como a acessibilidade pesaram para que isso não ocorresse. Contudo, o secretário da SEPLAN enfatiza que, com essas mudanças, o serviço será ofertado em novo local no próximo ano.

A ideia é trazer de volta para o subsolo da Prefeitura, onde a Biblioteca já foi uma vez. “Em uma redefinição de espaços que oportunizará a retomada do prédio da antiga Câmara Municipal, a biblioteca, até o final do ano, deverá ocupar toda a área que hoje o ocupa o setor de Cadastro da Secretaria da Fazenda. Portanto, localização e acesso fácil para nossos leitores e pesquisadoras”, finaliza Ramos.

COMENTÁRIOS ( )