Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021 |

Saiba o que funciona e o que fica fechado no feriado de corpus Christi

Final de semana prolongado terá serviços públicos serão retomados na segunda-feira

Por Redação em 04 de Junho de 2021

"Os bancos não abrirão no feriado de corpus Christi, mas reabrem na sexta-feira ao invés de fazer o feriadão" (Foto: Arquivo A Semana)


É celebrado neste final de semana prolongado, que inicia na quinta-feira, 03/06, o feriado de Corpus Christi em todo o país. Como de costume, serviços públicos, comércio e outros estabelecimentos fazem horários diferenciados durante esses dias. Isso já foi confirmado pela Prefeitura e pela Câmara. Já as agências bancárias não farão o popular “feriadão”.

A Prefeitura declarou ponto facultativo na sexta-feira, 04/06. Isso se soma ao feriado de quinta-feira, 03/06, onde é celebrado o Corpus Christi. Sendo assim, a administração pública não irá atender durante esses dias, encerrando suas atividades na quarta-feira, 02/06 e retomando na segunda-feira, 07/06. O mesmo regime será adotado pela Câmara de Vereadores.

Serviços mantidos

Contudo, ficam mantidos todos os serviços de urgência de saúde e remoções do SAMU, mas em regime de plantão. Além disso, cabe ressaltar que o decreto municipal que estabelece o cronograma de feriados e pontos facultativos de 2021 não contempla alguns serviços. Isso porque atividades como a da guarda patrimonial, guarda civil, guarda de trânsito, cemitério municipal e outros serviços funcionam normalmente.

Bancos

Os bancos não abrirão no Corpus Christi, 03/06. Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data. Na sexta-feira, 04/06, o expediente é normal. Nos dias em que não houver expediente nas agências, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento.

Os bancos reforçam a necessidade de que os clientes evitem ao máximo o comparecimento nas agências bancárias, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços. O atendimento pelo celular, pelo computador e telefônico estão disponíveis e oferecem praticamente todas as transações financeiras do sistema bancário, além de apresentarem mais comodidade e conveniência aos seus clientes.

As contas de consumo e carnês com vencimento em 03 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, na sexta-feira. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso do código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico.

COMENTÁRIOS ( )