Domingo, 26 de Setembro de 2021 |

Ambiental Metrosul está substituindo 19 mil hidrômetros do município

Todas essas trocas devem ocorrer apenas no mês de julho

Por Redação em 23 de Julho de 2021

"Serviço começou recentemente e deve perdurar pelas próximas três semanas" (Foto: Divulgação)


Quem está realizando as trocas é a própria empresa, que venceu a PPP da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). A troca acontece nos bairros Jardim Algarve, Centro, Porto Verde, Americana, Jardim Alvorada, Umbu, Vila Elsa, Jardim Aparecida e Terra Nova, em imóveis que têm o equipamento com validade vencida, próxima de expirar ou, ainda, com avarias em função das condições de conservação.

Conhecidos popularmente como relógios, os hidrômetros medem o consumo de água nas residências e, com o tempo, sofrem um desgaste natural comprometendo o seu funcionamento. A recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), órgão certificador, é de que a troca seja feita a cada cinco anos, tempo de vida útil do equipamento.

Os trabalhos seguirão pelas próximas semanas e estão sendo realizados por equipes da empresa, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19. “Manter o aparelho em boas condições também é importante para que o usuário tenha o controle exato de seu consumo e a cobrança seja justa, evitando pagar mais ou menos em função do mau funcionamento”, explica o coordenador de Hidrometria, Matheus Reato.

A renovação do parque de hidrômetros na região metropolitana foi assumida pela Metrosul quando firmada a PPP e é realizada rotineiramente nos nove municípios atendidos pela empresa. Em sete meses de operação foram substituídos aproximadamente 54 mil equipamentos, sendo que em Alvorada já aconteceram 7,5 mil trocas, totalizando 26,5 mil hidrômetros substituídos até o final de julho.

COMENTÁRIOS ( )