Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Ambiental METROSUL implanta sistemas que economizam 43 milhões de litros de água

Atualmente, esse sistema está disponível nas ETEs Mato Grande e Alvorada

Por Redação em 12 de Novembro de 2021

"Sistema adotado pela empresa já está disponível" (Foto: Divulgação)


A Ambiental METROSUL adota mais uma medida sustentável para economizar os recursos naturais. Implantado na unidade operacional localizada no bairro Distrito Industrial de Gravataí, o sistema de reaproveitamento de água pluvial vai abastecer os caminhões hidrojato que prestam serviços de limpeza e desobstrução das redes de esgoto, diariamente, nos municípios atendidos pela Ambiental METROSUL.

O sistema consiste na captação da água da chuva por calhas instaladas no prédio da base operacional e armazenamento em dois reservatórios de cinco mil litros cada. Somente nesse posto de abastecimento, a estimativa é de economizar em torno de 240 mil litros de água ao ano, e a empresa tem expectativa de ampliar o projeto para as demais unidades nos municípios atendidos pela parceria público-privada.

Outra alternativa já adotada pela Ambiental METROSUL para a preservação dos recursos naturais e utilização sustentável da água potável é o aproveitamento da água de reuso. No processo de tratamento do esgoto nas estações, por meio de bombas coletoras, parte do efluente tratado é transferido do canal de saída nos tanques de decantação para a bomba de abastecimento dos caminhões hidrojato.

Atualmente, esse sistema está disponível nas ETEs Mato Grande (Canoas) e Alvorada, que geram, diariamente, cerca de 40 mil litros de água de reuso cada, contabilizando, juntas, uma economia de 3,6 milhões litros de água potável por mês. Se somarmos à economia gerada com o reaproveitamento da água da chuva em Gravataí, são 43,4 milhões de litros de água potável que deixam de ser utilizadas ao ano.

COMENTÁRIOS ( )