Sbado, 23 de Outubro de 2021 |

Bairro Santa Barbara sofre com os diversos focos de descarte irregular de resíduos

A reportagem visualizou pelo menos três locais cheios de lixo

Por Redação em 08 de Outubro de 2021

"São pelo menos três focos de lixo que preocupam a comunidade do bairro" (Foto: Guilherme Wunder)


O Bairro Santa Barbara conta com alguns serviços públicos ofertados na região. Lá está a Escola Paulo Freire e o CRAS Santa Barbara por exemplo. No passado também havia a Lagoa Negra, que mesmo sendo considerada um ponto turístico do município, hoje não se tem mais acesso. Um dos motivos é a quantidade de lixo que era colocada no seu entorno.

O lixo sempre foi um problema constante do bairro e, nesta semana, a reportagem do Jornal A Semana esteve na região e pôde presenciar que isso segue sendo uma realidade. Em pouco mais de uma hora foram encontrados pelo menos três grandes focos de descarte irregular de resíduos. Isso nas ruas Santa Barbara, Floriano Peixoto e na Avenida Barão do Cerro Largo.

O parecer da comunidade

Segundo Juarez Ramos, que é presidente da Associação de Moradores, faz muito tempo que a comunidade sofre com o descarte irregular. “São três pontos de lixo cruciais na nossa região. Têm vezes que o lixo já está no meio da rua e os motoristas precisam desviar para poder usar as ruas do bairro. Infelizmente as pessoas largam ali e a gente não tem o que fazer”, salienta o alvoradense.

Para o empresário, que tem uma borracharia na região há mais de 20 anos, não há mais esperanças de mudança. Isso porque já foram feitas diversas tentativas para melhorar a realidade. “Não tem mais o que a gente possa fazer. Nós já fizemos vários pedidos para a Prefeitura e com alguns vereadores, mas eles simplesmente nos ignoram e não nos dão respostas. Precisamos melhorar essa situação”, finaliza Ramos.

Na Avenida Barão do Cerro Largo o lixo já toma conta de um trecho da rua e preocupa os moradores. “Está sempre assim. Eles tiram em um dia e no outro já tem de novo. A gente reclama da Prefeitura e já pedimos que se colocasse um gradil, mas não adianta. Vem muita gente de fora colocar lixo ali. Seria uma boa se conseguissem limpar e manter limpo”, desabafa José Menezes, que mora há 20 anos na região.

Respostas do Executivo

Em contato com o secretário de Serviços Urbanos (SEMSU), José Luís Correa, foi informado que ocorreu uma ação no bairro em setembro e que a equipe pretende retornar em novembro. “A gente fez uma ação de limpeza no mês passado e pediu para a comunidade nos ajudar para mantermos limpo. A nossa ideia é fazer uma nova ação em novembro, mas precisamos do apoio da comunidade”, finaliza o titular da pasta.

COMENTÁRIOS ( )