Domingo, 26 de Setembro de 2021 |

Assembleia Legislativa promove o I Encontro das Procuradoras Municipais da Mulher

Reunião contou com a participação da vereadora Nadir Machado, que ocupa o cargo de procuradora em Alvorada

Por Redação em 23 de Julho de 2021

"Alvorada esteve representada no encontro pela sua procurada, que é a vereadora Nadir Machado" (Foto: Divulgação)


Fortalecer a rede de proteção às mulheres no Rio Grande do Sul, assim como garantir seus direitos e ampliar a participação das mulheres nos legislativos é um dos compromissos da deputada estadual Franciane Bayer (PSB) à frente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa. E com este objetivo aconteceu o I Encontro das Procuradoras Municipais da Mulher, promovido pela parlamentar que é membro do Conselho Consultivo do Observatório Nacional de Mulheres na Política.

Conforme a procuradora da ALRS, dos 497 municípios gaúchos, somente 33 possuem este mecanismo de defesa e apoio às mulheres. “Com a finalidade de ser indutora da criação de mais procuradorias, estamos organizando o cadastro de todas as vereadoras da Legislatura 2021/2024 para que, em um segundo momento, possamos nos reunir para fomentar a criação das procuradorias”, salienta a deputada.

Realizado em ambiente virtual, o encontro contou com a participação da deputada federal Lídice de Mata (PSB), representando a procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados. Ela destacou que o Rio Grande do Sul e o Paraná são os estados com maior número de procuradorias instaladas nos municípios e que o desafio é de mobilização para que todos os estados tenham procuradorias da Mulher em suas Assembleias.

Representando Alvorada esteve a vereadora e procuradora da Câmara, Nadir Machado (PTB), que falou da importância deste encontro. “Foi maravilhoso e nos deu uma luz muito grande. Esse é um espaço novo dentro do Legislativo e a gente está compreendendo a importância e o alcance da Procuradoria e como é necessário trabalhar com toda a rede de proteção do município”, enfatiza a parlamentar.

A vereadora também falou da importância do trabalho desenvolvido em Alvorada. “Trabalhamos em cima da Lei Maria da Penha de proteção a mulher e a menina. Lutamos contra o abuso sexual e psicológico, que se agravou muito durante a pandemia. Estamos com casos preocupantes e queremos ajudar no acolhimento de todas que precisarem”, finaliza Nadir.

O coordenador do Observatório Nacional de Mulheres na Política, Gerson Scheidweiler fez uma apresentação das funções da Procuradoria e de um modelo de planejamento. Ele explicou como estes Colegiados podem ser instrumentos de combate à violência contra as mulheres, destacou a importância da atuação das parlamentares e sobre as contribuições de assessoramento que a Procuradoria da Mulher pode oferecer.

COMENTÁRIOS ( )