Tera-Feira, 19 de Outubro de 2021 |

Legislativo aprova projeto que institui o dia municipal em memória às vítimas da Covid-19

Proposta do vereador Preto foi aceita de forma unânime e agora parte para sanção do prefeito

Por Redação em 27 de Agosto de 2021

"A proposta apresentada pelo vereador Preto institui o dia de lembrança as vítimas como o 07 de abril" (Foto: Guilherme Wunder)


A Câmara de Vereadores aprovou na noite de terça-feira, 24/08, o projeto de lei nº 087/2021, de autoria do vereador Preto (MDB), que institui o dia 07 de abril como o dia municipal em memória às vítimas da Covid-19. Ficarão os Poderes Executivo e Legislativo autorizados a realizarem atividades em prol do dia instituído no projeto de lei. A proposta agora segue para o Executivo Municipal, onde cabe a sanção do prefeito.

A data escolhida simboliza o registro do primeiro óbito pela doença no município, ocorrido no dia 07 de abril de 2020. Esse foi o dia do falecimento da técnica em enfermagem da emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição, a alvoradense Mara Rúbia Silva Caceres, de 44 anos. Esse também foi o primeiro caso de profissional da saúde a morrer por Covid-19 no Rio Grande do Sul.

O proponente do projeto falou sobre sua iniciativa para os demais parlamentares. “Esta data pretende não deixar cair no esquecimento os momentos de dor, medo e incertezas que atravessamos. Precisamos enfatizar a importância da manutenção, difusão e valorização do sistema público e gratuito de saúde, que foi fundamental para salvar muitas vidas em nosso município e em todo Brasil”, conclui Preto.

Pedidos de vista contra o PT

Os vereadores Leandro Tur (PT) e Giovana Thiago (PT) apresentaram dois projetos de lei durante a sessão. O primeiro institui a campanha do Abril Laranja (campanha de prevenção da crueldade contra os animais domésticos) e o segundo permite manifestações culturais, religiosas, sociais, esportivas e de artistas de rua em espaços públicos e abertos.

Contudo, após reunião da base do governo solicitada pelo vereador Marquinhos (MDB), os dois projetos tiveram seus pedidos de vistas solicitados. O primeiro pelo próprio emedebista e o segundo por Elias Fernandes (PSB). Com os pedidos aprovados, os projetos voltam a tramitar na Câmara até serem novamente colocados em pautas para discussão e votação.

Cidade florida

O vereador Rodrigo Schim (PL) também apresentou um projeto de lei, que foi aprovado de forma unânime. Trata-se da proposta de Nº 132/2021, que institui o programa Cidade Florida no município. Essa iniciativa foi colocada em prática pelo parlamentar enquanto era secretário de Meio Ambiente (SMAM) e a ideia de transformar em lei é para que isso se torne prática dentro do município.

COMENTÁRIOS ( )