Por Redação em 03 de Junho de 2022
"Projeto foi aprovado de forma unânime pelos vereadores presentes na sessão" (Foto: Guilherme Wunder)
O vereador Rodrigo Schim (PL) propôs na tarde de terça-feira, 31/05, a votação do Projeto de Lei Nº 048/2022, que destina-se a criação do ‘Selo Verde’. A proposta foi aprovada por unanimidade. O Selo Verde tem como finalidade certificar empresas e entidades, que contribuem com a manutenção e preservação do meio ambiente, incentivando as mesmas a adotarem práticas sustentáveis na cidade.
Em sua fala, o parlamentar falou dos motivos que o levaram a apresentar essa proposta para o município. “Nós temos diversas empresas que fazem esse tipo de trabalho e muitas vezes não são reconhecidas. Ao longo dos anos, diversas outras leis que favorecem a cidade. Agora criamos o selo verde para as empresas que adotam práticas sustentáveis. São pequenos gestos, mas também um grande passo", finaliza Schim.
Mudanças de nome
A vereadora Giovana Thiago (PT) apresentou o projeto que denomina a praça localizada ao lado do Jumbo de Praça Porto Verde. O espaço é utilizado pela comunidade e foi adotada pelo grupo Amigos da Praça Porto Verde desde 2015. Além de atividades físicas, também são desenvolvidos projetos sociais, culturais e de economia solidária promovidas na região.
Quem também apresentou um projeto que denomina um espaço foi o vereador Elias Fernandes (PSB). Sua proposta altera o nome da Rua 12, no Bairro São Lourenço, para Rua Nerci Barbosa de Lima, empresário que faleceu recentemente. Familiares do alvoradense estiveram presentes na sessão e foram homenageados pela Câmara com a mudança do nome da rua.
Demais projetos
Também estava na pauta a abertura de crédito especial no valor de R$ 70 mil. O recurso é necessário para pagamento de obrigações patrimoniais do segundo semestre deste ano. Outro projeto relacionado com a abertura de crédito especial foi o de Nº 039/2022. Neste caso, o valor é de R$ 236 mil para serem investidos nas despesas com deslocamento, alimentação e mão-de-obra de pessoas presas.
Já o vereador Alexandre Espeto (PSD) apresentou o projeto que institui o programa 'Eu Não Esqueço' de políticas públicas para tratamento e prevenção da doença de Alzheimer. O projeto de Lei de Nº 181/2021 foi proposto pela vereadora Oliane Santos (Cidadania). Ele institui o programa de cadastro de voluntariado do bem-estar animal. O projeto será intitulado como 'Amigo Bicho’.
O vereador Leandro Tur (PT) incluiu ao Calendário Oficial de Eventos o Dia Municipal do Cortadinho, a ser celebrado no dia 29 de abril. A ideia é de que esse projeto seja contemplado anualmente. Todas as cinco propostas, sendo três do Legislativo e duas do Executivo, foram aprovadas por todos os vereadores presentes na sessão e agora aguardam a sanção do prefeito.