Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021 |

“É apenas um caso do variante delta de Alvorada que está sendo analisado pela Fiocruz”

Segundo a secretária Neusa Abruzzi, caso foi acompanhado e mapeado para que a variante não se proliferasse no município

Por Redação em 06 de Agosto de 2021

"A campanha de imunização ocorreu na quinta-feira, 05/08, para os nascidos em 1995 ou anos anteriores" (Foto: Guilherme Wunder)


Nos últimos dias, circulou na imprensa que Alvorada teria um caso do variante delta. Contudo, a secretária de Saúde (SMS), Neusa Abruzzi, afirma que essa possibilidade é única e está em análise – sem confirmação. O município segue monitorando a paciente em questão enquanto aguarda o retorno do laboratório para confirmar se esse caso realmente ocorreu no município.

Em entrevista, a titular da SMS tratou de tranquilizar a população sobre o tema. “Está na Fiocruz sendo avaliado. Nós fizemos todo o rastreamento da família. Tanto o marido quanto a mãe ficaram em isolamento, mas não apareceu nada. É apenas um caso do variante delta de Alvorada que está sendo analisado pela Fiocruz para ser confirmado ou não. Ela já está recuperada”, afirma Neusa.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 29/07, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 21.802 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 777 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 155 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 853 pacientes contaminados. Já o número de óbitos subiu. Nessa semana foram confirmadas 12 vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da última semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 27/07, já havia 21.558 casos confirmados. Desses, 20.542 já estão reestabelecidos. Ainda existem 178 alvoradenses em isolamento domiciliar e 77 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 11h – quando foi divulgado o ofício – já eram 761 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 154.480 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 92.7% já foram aplicadas na população. Com isso, 44.049 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 59.457 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Na quinta-feira, 05/08, a Secretaria de Saúde (SMS) esteve vacinando os menores de idade com comorbidades, gestantes e a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 – menos a Coronavac, que tinha esgotado. Além disso, segue acontecendo o plano de antecipação da campanha para quem tomou AstraZeneca e houve uma força-tarefa para vacinar quem é de 1995 ou mais velho.

Acompanhamento de casos

Desde o início da pandemia, foram 21.802 casos e 777 óbitos pela pandemia do coronavírus. No mês de julho foram 553 confirmações e 34 vítimas da doença. Com isso, foi apresentado uma queda comparada com os meses anteriores. O número de casos confirmados foi o menor desde junho do ano passado e o de óbitos foi o menor desde novembro do ano passado.

Na última edição foi divulgado que Alvorada havia registrado mais de 800 casos em uma semana. Contudo, em contato com a Secretaria de Saúde (SMS), foi informado que, entre esses casos, existiam muitos represados de meses anteriores e que aguardavam seus resultados – algo que não foi possível com os índices altos. Com isso, houve um aumento de casos confirmados, mas que foi diluído nos primeiros meses do ano.

COMENTÁRIOS ( )