Domingo, 26 de Setembro de 2021 |

Alvorada ainda não recebeu os R$ 100 mil do prêmio do Estado, mas já projeta os investimentos

Valor deve ser repassado na próxima semana e ideia da SMS é de adquirir um novo veículo

Por Redação em 27 de Agosto de 2021

"A secretária Neusa Abruzzi segue se comunicando semanalmente com a população através de transmissões de vídeo no Facebook da Prefeitura" (Foto: Reprodução)


Na manhã de sexta-feira, 20/08, o Governo do Estado divulgou os vencedores do ‘Te Vacina RS’, prêmio dado aos municípios que mais vacinam. Na categoria mais de 100 mil habitantes, Alvorada foi contemplada com R$ 100 mil por ter atingido o segundo maior índice de vacinação. Agora o município aguarda a vinda do recurso para poder fazer investimentos na área da saúde.

Em entrevista, a secretária da Saúde (SMS), Neusa Abruzzi, falou sobre o sentimento de ter vencido o prêmio estadual. “A importância é pelo reconhecimento do trabalho feito pelos profissionais da saúde em prol da população nesse período de pandemia. O prefeito já assinou o aceite e a expectativa é que vamos receber o dinheiro na próxima terça-feira”, salienta a titular da pasta.

Questionada sobre onde investirá os recursos, a secretária afirmou que está fazendo o estudo necessário junto ao edital. “Nós estamos lendo o edital para saber o que podemos fazer com o recurso. A nossa prioridade seria a compra de um veículo para a distribuição de oxigênios para os acamados da cidade. O dinheiro não é o suficiente para a compra, mas é uma grande ajuda”, enfatiza Neusa.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 26/08, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 22.292 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 788 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 223 casos. Isso é mais do que na última semana, quando foram 120 pacientes contaminados. Contudo, o número de óbitos caiu. Nessa semana foram confirmadas três vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados não foi mais divulgado pela Prefeitura ou pela SMS desde o final de julho.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 191.185 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 91.3% já foram aplicadas na população. Com isso, 56.019 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 66.906 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Com a chegada dos 18 anos ou mais, a Secretaria de Saúde (SMS) vem vacinando no decorrer da semana todos os maiores de idade, além das segundas doses das vacinas da Coronavac e antecipação da Pfizer e Oxford. Os adolescentes com comorbidades não receberam a imunização essa semana. O cronograma de sexta-feira, 27/08, não havia sido divulgado até o fechamento da edição.

Contudo, Neusa já projeta o início de uma nova etapa do plano de imunização e afirma que esse será um passo importante: a vacinação dos menores de idade. “Eu espero que seja liberado para os adolescentes sem comorbidade e por idade. Queremos dar início a primeira dose para poder dar sequência ao processo da imunização. Essa é a nossa prioridade no momento”, ressalta a secretária.

Além disso, a titular da pasta já se prepara para a terceira dose da campanha de imunização. “Vai ser a partir de 15 de setembro que vamos retomar com o reforço. Contudo, a gente não sabe ainda como vai funcionar e quais serão as vacinas. A gente vai trabalhar para poder começar os reforços pelos profissionais da saúde. Queremos iniciar pela linha de frente”, finaliza Neusa.

COMENTÁRIOS ( )