Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Alvorada já conta com mais da metade da população com a imunização concluída

Índices foram alcançados na tarde de quarta-feira, 20/10

Por Redação em 22 de Outubro de 2021

"A atualização do calendário de vacinação ocorreu em uma transmissão de vídeo da Prefeitura" (Foto: Reprodução)


Após nove meses do início da campanha de imunização contra a Covid-19, Alvorada atingiu uma marca muito esperada: 50% da população está com o processo de imunização concluído. Cabe ressaltar que, segundo especialistas, faltam 20% para que Alvorada vença a pandemia. Para isso, a Secretaria de Saúde (SMS) trabalha para ampliar o alcance da vacinação.

Para isso, entre as medidas que devem ser adotadas. A ideia é que seja possível mobilizar que os menores de idade procurem o Ginásio Tancredo Neves para se imunizar. Para isso, existem escolas que estão recebendo equipes da SMS para que os jovens se vacinem. Na quinta-feira, 21/10, a Escola Emília de Oliveira recebeu uma equipe para fazer a imunização.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 21/10, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 22.973 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 809 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 83 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 97 pacientes contaminados. Já sobre os óbitos, desta vez houve o registro de cinco novas vítimas da pandemia – na última semana haviam sido confirmadas três mortes. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de quarta-feira, 20/10, já havia 22.940 casos confirmados. Desses, 21.986 já estão reestabelecidos. Ainda existem 104 alvoradenses em isolamento domiciliar e 42 hospitalizados. Na quarta-feira, por volta das 08h – quando foi divulgado o ofício – já eram 808 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 287.202 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 83.5% já foram aplicadas na população. Com isso, 98.528 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 44.339 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Com a chegada dos menores de idade, a Secretaria de Saúde (SMS) vacinou na quinta-feira, 14/10, os jovens de 12 anos completos ou mais. Além disso, estão recebendo a terceira dose os idosos com mais de 70 anos que tomaram a primeira vacina antes de 21 de abril. As aplicações de segunda dose de Pfizer, Coronavac e Oxford seguem sendo aplicadas. A programação de sexta-feira, 15/10, não foi divulgada.

Além disso, já podem ser imunizados com a terceira dose os imunodeprimidos que tomaram a segunda dose até o dia 22 de setembro. Podem procurar o serviço os quem tem imunodeficiência primária grave, faz tratamento de quimioterapia, transplantados de órgão, portador de HIV/AIDS, uso de corticoides, uso de drogas da resposta imune, auto inflamatórios, pacientes em hemodiálise e com doenças inflamatórias crônicas.

COMENTÁRIOS ( )