Domingo, 26 de Setembro de 2021 |

Alvorada não registra nenhum novo óbito por Covid-19 nos últimos sete dias

Essa é a primeira vez que o fato é registrado em 2021

Por Redação em 03 de Setembro de 2021

"A campanha de imunização segue em andamento para os maiores de 18 anos" (Foto: Arquivo A Semana)


Pela primeira vez neste ano, o boletim epidemiológico do Estado não registrou nenhum óbito para Alvorada nos últimos sete dias. A informação foi confirmada também no relatório mensal que o Jornal A Semana vem apresentando, onde agosto seguiu apresentando a redução de casos confirmados da doença. Contudo, registros de aglomerações preocupam a população.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 02/09, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 22.364 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 787 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 72 casos. Isso é mais do que na última semana, quando foram 233 pacientes contaminados. Além disso, nesta semana não foram registrados novos óbitos por Covid-19 no município. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados não foi mais divulgado pela Prefeitura ou pela SMS desde o final de julho.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 199.722 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 93.6% já foram aplicadas na população. Com isso, 54.676 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 61.040 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Com a chegada dos 18 anos ou mais, a Secretaria de Saúde (SMS) vem vacinando no decorrer da semana todos os maiores de idade, além das segundas doses das vacinas da Coronavac e antecipação da Pfizer e Oxford. Os adolescentes com comorbidades não receberam a imunização essa semana. O cronograma de sexta-feira, 03/09, não havia sido divulgado até o fechamento da edição.

Na última semana, Alvorada realizou a campanha de imunização no domingo, 29/08. Contudo, alguns alvoradenses compartilharam nas redes sociais vídeos de uma partida do campeonato feminino de futsal que estava ocorrendo junto com o processo de vacinação contra a Covid-19. A reportagem tentou contato com a secretária de Saúde (SMS), Neusa Abruzzi, que não se pronunciou até o fechamento da edição.

Em entrevista, o secretário de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ), Jefferson Teixeira, afirmou que a ação foi planejada para apresentar a população que a pasta segue trabalhando. Apesar disso, a ideia é de que, por mais que a avaliação tenha sido positiva, ações como essa não se repitam. Isso porque não deve mais ter conflitos entre a campanha de imunização e as competições esportivas.

Acompanhamento de casos

Desde o início da pandemia, foram 22.364 casos e 787 óbitos pela pandemia do coronavírus. No mês de agosto foram 435 confirmações e 16 vítimas da doença. Com isso, foi apresentado uma queda comparada com os meses anteriores. O número de casos confirmados foi o menor desde maio do ano passado e o de óbitos foi o menor desde junho do ano passado.

COMENTÁRIOS ( )