Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Alvorada registra o menor número de casos de covid em uma semana desde maio do ano passado

Foram 18 casos confirmados na última semana, algo que não ocorria há 18 meses

Por Redação em 05 de Novembro de 2021

"Semanalmente a secretária Neusa Abruzzi faz comunicados nas redes sociais da Prefeitura" (Foto: Reprodução)


Desde a última quinta-feira, 28/10, até o fechamento dessa edição do Jornal A Semana, foram registrados 18 novos casos de Covid-19. Esse é o menor número que Alvorada alcançou desde maio do ano passado – há 18 meses. Além disso, segundo o Governo do Estado, nos últimos sete dias, não houve nenhum registro de óbito por causa da pandemia dentro do município.

Nessa semana também foi adotada a descentralização dos pontos de vacinação para os bairros do município. Na sexta-feira, 05/11, haverá uma equipe da Secretaria de Saúde (SMS) no Residencial Umbu II. Lá serão aplicadas as vacinas de 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina, entre 09h e 17h. Na quinta-feira, 04/11, ocorreu o mesmo trabalho na Escola Gentil Viegas Cardoso, no Bairro Jardim Algarve.

Contudo, a infectologista Karin Rauber explica que as ações no ponto de vacinação fixo seguem normalmente. “O Ginásio segue atendendo normalmente. Ontem ouvi reclamações de uma fila preferencial para a dose de reforço, mas nós não vamos abrir mão disso. Os idosos já enfrentaram a fila duas vezes e nós queremos agradecer as pessoas que estão indo. Todos os dias nós temos essa procura”, salienta a servidora.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 28/10, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 23.84 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 814 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 18 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 93 pacientes contaminados. Já sobre os óbitos, desta vez não houve o registro de nenhum óbito. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de quarta-feira, 27/10, já havia 23.033 casos confirmados. Desses, 22.094 já estão reestabelecidos. Ainda existem 87 alvoradenses em isolamento domiciliar e 40 hospitalizados. Na quarta-feira, por volta das 10h – quando foi divulgado o ofício – já eram 812 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 287.202 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 88.5% já foram aplicadas na população. Com isso, 105.423 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 40.124 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Com a chegada dos menores de idade, a Secretaria de Saúde (SMS) vacinou na quinta-feira, 28/10, os jovens de 12 anos completos ou mais. Além disso, estão recebendo a terceira dose os idosos com mais de 70 anos que tomaram a primeira vacina antes de quatro de maio. As aplicações de segunda dose de Pfizer, Coronavac e Oxford seguem sendo aplicadas. A programação de sexta-feira, 05/11, não foi divulgada.

Além disso, já podem ser imunizados com a terceira dose os imunodeprimidos que tomaram a segunda dose até o dia seis de outubro. Podem procurar o serviço os quem tem imunodeficiência primária grave, faz tratamento de quimioterapia, transplantados de órgão, portador de HIV/AIDS, uso de corticoides, uso de drogas da resposta imune, auto inflamatórios, pacientes em hemodiálise e com doenças inflamatórias crônicas.

COMENTÁRIOS ( )