Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Alvorada se aproxima dos 50% com o ciclo de imunização concluído no município

Contudo, para a retomada da normalidade, o número esperado pela SMS é de 70%

Por Redação em 15 de Outubro de 2021

"Apesar da vacinação estar liberada, jovens de 12 a 14 anos não procuram a vacinação" (Foto: Carina Soarez)


A Secretaria de Saúde (SMS) segue com a campanha de imunização contra a Covid-19. Contudo, em comunicado nas redes sociais, a infectologista Karin Rauber falou sobre os índices que Alvorada está alcançando e fez uma alerta: é necessário procurar a segunda dose. Pelos estudos da Prefeitura, muitas pessoas não estão retornando para concluir o ciclo de imunização.

Um desses grupos já poderia ter concluído, mas a Prefeitura aguarda o retorno no Ginásio Tancredo Neves. “Nessa semana a gente observou que uma parcela do grupo dos 30 anos não retornou para a segunda dose. Nesse grupo a imunização completa ainda está baixa. Quem tem entre 30 e 34 anos precisa vir tomar a segunda dose, pois muitos estão atrasados”, salienta a infectologista.

Segundo ela, outro grupo que também vem surpreendendo – nesse caso na primeira dose – é dos adolescentes que são menores de idade. “Dos 12 aos 14 anos a procura está muito baixa. Isso nos surpreende, pois, os pais sempre pediram a vacina. Até agora somente 60% desse grupo veio tomar a primeira dose. Isso é muito abaixo do que a gente esperava”, enfatiza Karin.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 14/10, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 22.890 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 804 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 97 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 107 pacientes contaminados. Já sobre os óbitos, desta vez houve o registro de três novas vítimas da pandemia – na última semana também haviam sido confirmadas três mortes. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados não foi mais divulgado pela Prefeitura ou pela SMS desde o final de julho.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 282.204 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 83% já foram aplicadas na população. Com isso, 94.526 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 47.316 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Com a chegada dos menores de idade, a Secretaria de Saúde (SMS) vacinou na quinta-feira, 14/10, os jovens de 12 anos completos ou mais. Além disso, estão recebendo a terceira dose os idosos com mais de 70 anos que tomaram a primeira vacina antes de 14 de abril. As aplicações de segunda dose de Pfizer, Coronavac e Oxford seguem sendo aplicadas. A programação de sexta-feira, 15/10, não foi divulgada.

Além disso, já podem ser imunizados com a terceira dose os imunodeprimidos que tomaram a segunda dose até o dia 15 de setembro. Podem procurar o serviço os quem tem imunodeficiência primária grave, faz tratamento de quimioterapia, transplantados de órgão, portador de HIV/AIDS, uso de corticoides, uso de drogas da resposta imune, auto inflamatórios, pacientes em hemodiálise e com doenças inflamatórias crônicas.

Em live realizada nas redes sociais da Prefeitura, a infectologista afirmou que Alvorada precisa aumentar seu processo de imunização para que o município possa retomar a normalidade. “Para isso nós precisamos ter 70% da população com as duas doses. No momento nós não chegamos nem nos 50%. A gente precisa que as pessoas procurem a vacinação”, finaliza Karin.

COMENTÁRIOS ( )