Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021 |

Alvorada tem primeiro caso de variante delta confirmado e paciente já está recuperada

Caso havia sido noticiado na última semana e aguardava confirmação da Fiocruz

Por Redação em 13 de Agosto de 2021

"Na quinta-feira, 12/08, foram vacinados os nascidos em 1999 e o cronograma de sexta ainda não havia sido divulgado" (Foto: Eduardo Porto)


Nesta semana, o Governo do Estado confirmou que um dos casos da cepa delta no Rio Grande do Sul é de um paciente de Alvorada. Contudo, em transmissão ao vivo realizada nas redes sociais da Prefeitura, a secretária de Saúde (SMS), Neusa Abruzzi; informou que o caso já estava sendo monitorado pela administração municipal e não houve transmissão dentro do município.

Ainda segundo a titular da pasta, esse primeiro caso deve servir de alerta para que todos procurem as vacinas – principalmente a segunda dose. “Nós tivemos um caso confirmado em Alvorada. A pessoa já se recuperou e as outras duas pessoas da família contraíram a Covid-19, mas não essa cepa. Todos já estão recuperados. Por isso é importante procurar a imunização”, salienta Neusa.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 12/08, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 21.949 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 777 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 147 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 155 pacientes contaminados. O número de óbitos também caiu. Nessa semana foram confirmadas quatro vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da última semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 27/07, já havia 21.558 casos confirmados. Desses, 20.542 já estão reestabelecidos. Ainda existem 178 alvoradenses em isolamento domiciliar e 77 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 11h – quando foi divulgado o ofício – já eram 761 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 162.259 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 93.7% já foram aplicadas na população. Com isso, 46.910 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 62.608 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Na quinta-feira, 12/08, a Secretaria de Saúde (SMS) esteve vacinando os menores de idade com comorbidades, gestantes e a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Além disso, segue acontecendo o plano de antecipação da campanha para quem tomou AstraZeneca e foram vacinados os nascidos em 1999 ou mais velhos. O cronograma de sexta-feira, 13/08, ainda não havia sido divulgado.

COMENTÁRIOS ( )