Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Alvorada ultrapassa a marca dos 23 mil contaminados pela Covid-19

Na última semana o município não recebeu mais doses do Governo do Estado

Por Redação em 29 de Outubro de 2021

"O comunicado foi feito nas redes sociais da Prefeitura" (Foto: Reprodução)


Nessa semana, Alvorada ultrapassou a marca dos 23 mil contaminados pela pandemia do coronavírus. Além disso, já são 814 vítimas que a Covid-19 deixou em Alvorada. Enquanto isso, a Secretaria de Saúde (SMS) trabalha para chegar no número considerado como o ideal para muitos especialistas: 70% da população com o ciclo de imunização finalizado.

Contudo, desde a última semana – segundo Boletim Estadual – Alvorada não recebeu novas remessas de vacinas. Só que, segundo a infectologista Karin Rauber, isso não impactou o município. “Nós não estamos sofrendo com a falta de vacinas. Não deixe de vir procurar a aplicação porque nós temos todas as vacinas disponíveis”, salienta a servidora em live nas redes sociais da Prefeitura.

A infectologista afirmou ainda a importância da vacina e pediu para que os que estão com as vacinações atrasadas procurem a SMS. “A gente sempre fala aqui da importância de termos 70% da população vacinada. Hoje a gente está em 55% e precisamos alcançar esse número para podermos repensar os protocolos. Muitos que já poderiam ter feito a segunda dose não nos procuraram”, finaliza Karin.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 28/10, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 23.066 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 814 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 93 casos. Isso é mais do que na última semana, quando foram 83 pacientes contaminados. Já sobre os óbitos, desta vez houve o registro de cinco vítimas da pandemia – na última semana também haviam sido confirmadas cinco mortes. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de quarta-feira, 27/10, já havia 23.033 casos confirmados. Desses, 22.094 já estão reestabelecidos. Ainda existem 87 alvoradenses em isolamento domiciliar e 40 hospitalizados. Na quarta-feira, por volta das 10h – quando foi divulgado o ofício – já eram 812 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 287.202 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 87.5% já foram aplicadas na população. Com isso, 104.048 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 41.100 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Com a chegada dos menores de idade, a Secretaria de Saúde (SMS) vacinou na quinta-feira, 28/10, os jovens de 12 anos completos ou mais. Além disso, estão recebendo a terceira dose os idosos com mais de 70 anos que tomaram a primeira vacina antes de 28 de abril. As aplicações de segunda dose de Pfizer, Coronavac e Oxford seguem sendo aplicadas. A programação de sexta-feira, 29/10, não foi divulgada.

Além disso, já podem ser imunizados com a terceira dose os imunodeprimidos que tomaram a segunda dose até o dia 29 de setembro. Podem procurar o serviço os quem tem imunodeficiência primária grave, faz tratamento de quimioterapia, transplantados de órgão, portador de HIV/AIDS, uso de corticoides, uso de drogas da resposta imune, auto inflamatórios, pacientes em hemodiálise e com doenças inflamatórias crônicas.

COMENTÁRIOS ( )