Sexta-Feira, 23 de Julho de 2021 |

Alvorada ultrapassa os 20 mil casos de Covid-19 e tem 14 óbitos em uma semana

Contudo, mesmo com os números expressivos, cerca de 400 alvoradenses não buscaram a segunda dose da vacina

Por Redação em 25 de Junho de 2021

"Atualmente Alvorada está com a primeira dose suspensa por falta de vacinas, mas já está atendendo pessoas nascidas em 1979" (Foto: Eduardo Porto)


Nessa semana, Alvorada ultrapassou a marca de 20 mil casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia. Além disso, nos últimos sete dias foram 14 pessoas que morreram por complicações da doença. Enquanto isso, muitos alvoradenses que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram ao Ginásio Tancredo Neves para concluir a imunização.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 24/06, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 20.116 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 721 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 202 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 309 pacientes contaminados. Contudo, o número de óbitos subiu. Nessa semana foram confirmadas 14 vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da última semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de quinta-feira-feira, 17/06, já havia 19.884 casos confirmados. Desses, 18.864 já estão reestabelecidos. Ainda existem 214 alvoradenses em isolamento domiciliar e 101 hospitalizados. Na quinta-feira, por volta das 11h – quando foi divulgado o ofício – já eram 705 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Atualmente, segundo dados do Estado, Alvorada já imunizou 74 mil pessoas com a primeira dose e 25 mil já concluíram o ciclo de imunização. Até o momento, Alvorada já recebeu 95 mil doses e 95% delas já foram aplicadas. Contudo, mesmo com números expressivos e sendo destaque, existem pessoas que não procuraram o Ginásio Tancredo Neves para tomar a segunda dose da vacina.

Na segunda-feira, 21/06, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) informou que cerca de 400 pessoas ainda não tinham procurado a SMS para tomar a segunda dose. A secretária Neusa Abruzzi, explica que os motivos. “Por esquecimento, por acreditarem que só com uma dose já estão imunizados ou por terem efeitos colaterais e ficarem receosos de tomar a segunda dose’, afirma a titular da pasta.

A secretária afirma que não concluir a imunização pode oferecer riscos a saúde da população. "Não concluiu sua imunização, portanto pode ter um quadro mais grave se for infectado. Tendo como consequência a necessidade de hospitalização e potencial transmissor do vírus. Isso porque a proteção só acontece após a aplicação da segunda dose", enfatiza Neusa.

COMENTÁRIOS ( )