Sbado, 23 de Outubro de 2021 |

Alvorada ultrapassa os 800 óbitos pela pandemia do coronavírus

Além disso, já são 22.793 casos confirmados desde março do ano passado

Por Redação em 08 de Outubro de 2021

"Em Alvorada já estão sendo imunizados os jovens com 12 anos completos ou mais" (Foto: Carina Soarez)


Essa semana foi marcada por dois fatos quando se trata da pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo em que o município conseguiu atingir as crianças de até 12 anos e concluir assim o plano de imunização vigente, Alvorada também atingiu a marca das 800 mortes por causa da pandemia do coronavírus. Isso contabilizando os dados desde março do ano passado.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 07/10, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 22.793 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 801 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 107 casos. Isso é mais do que na última semana, quando foram 99 pacientes contaminados. Já sobre os óbitos, desta vez houve o registro de três novas vítimas da pandemia – na última semana também haviam sido confirmadas três mortes. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados não foi mais divulgado pela Prefeitura ou pela SMS desde o final de julho.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 276.168 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 83.1% já foram aplicadas na população. Com isso, 92.048 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 48.508 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Com a chegada dos menores de idade, a Secretaria de Saúde (SMS) vacinou na quinta-feira, 07/10, os jovens de 12 anos completos ou mais. Além disso, estão recebendo a terceira dose os idosos com mais de 70 anos que tomaram a primeira vacina antes de 07 de abril. As aplicações de segunda dose de Pfizer, Coronavac e Oxford seguem sendo aplicadas. A programação de sexta-feira, 08/10, não foi divulgada.

Além disso, já foram imunizados com a terceira dose os imunodeprimidos que tomaram a segunda dose até o dia 10 de setembro. Podem procurar o serviço os quem tem imunodeficiência primária grave, faz tratamento de quimioterapia, transplantados de órgão, portador de HIV/AIDS, uso de corticoides, uso de drogas da resposta imune, auto inflamatórios, pacientes em hemodiálise e com doenças inflamatórias crônicas.

Em transmissão de vídeo nas redes sociais, a secretária de Saúde (SMS), Neusa Abruzzi, falou sobre o momento de Alvorada. “Fechamos o nosso plano de imunização previsto até o momento pelo Ministério da Saúde. Agora nós estamos na expectativa da autorização para as crianças de seis a onze anos. Contudo, nós ainda temos vacinas para quem não se imunizou com a primeira dose ou com a segunda”, relata a titular da pasta.

COMENTÁRIOS ( )