Domingo, 26 de Setembro de 2021 |

Alvorada vacina nascidos na década de 90 e registra 17 óbitos no decorrer da semana

Apesar da queda no número de casos, número de óbitos apresentou crescente nos últimos dias

Por Redação em 23 de Julho de 2021

"A campanha de imunização segue acontecendo no Ginásio Tancredo Neves" (Foto: Eduardo Porto)


Alvorada segue na luta contra a pandemia do coronavírus e já está vacinando os nascidos nos anos 90. Contudo, mesmo com a agilidade no processo de imunização, a secretária de Saúde (SMS), Neusa Abruzzi, ainda não cogita anunciar mudanças no planejamento e segue com a previsão de imunizar toda a população que tem direito até o final de agosto.

Segundo ela, só se pode anunciar mudanças no cronograma com a certeza de quantas vacinas vão vir nos próximos dias. “Vou continuar com agosto porque eu não sei o número de doses. A gente não tem previsão de quantas vão chegar. Conforme as doses chegam, nós vamos avançando, contudo não podemos anunciar que será adiantado”, relata Neusa.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 22/07, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 20.794 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 759 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 184 casos. Isso é mais do que na última semana, quando foram 175 pacientes contaminados. O número de óbitos também subiu. Nessa semana foram confirmadas 17 vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da última semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de quarta-feira, 21/07, já havia 20.701 casos confirmados. Desses, 19.719 já estão reestabelecidos. Ainda existem 151 alvoradenses em isolamento domiciliar e 76 hospitalizados. Na quarta-feira, por volta das 10h – quando foi divulgado o ofício – já eram 755 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 141.708 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 89.3% já foram aplicadas na população. Com isso, 36.636 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 57.704 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Na quinta-feira, 22/07, a Secretaria de Saúde (SMS) esteve vacinando os nascidos em 1992 e a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Além disso, segue acontecendo o plano de antecipação da campanha para quem tomou AstraZeneca após a confirmação de casos da nova variante da doença dentro do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, 23/07, serão imunizados os nascidos em 1993.

Além disso, na segunda-feira, 26/07, um novo grupo prioritário deve iniciar a imunização. “Nós estamos recebendo algumas doses de Pfizer para fazer os adolescentes com comorbidades. Isso dos 17 aos 12 anos. Nós vamos iniciar esse grupo na segunda-feira, mas ainda não foi divulgado quais são as comorbidades. Isso deve ser divulgado nas redes sociais da Prefeitura”, salienta a titular da SMS.

A secretária também fez um alerta sobre a importância de se procurar a segunda dose – segundo ela, muitos não estão retornando por medo das reações. “Somente com a segunda dose é que o ciclo de imunização será completo. Ninguém está 100% imunizado com uma dose, mas sim com 15 dias após a segunda dose. É importante buscar a vacinação para que os sintomas sejam mais leves”, finaliza Neusa.

COMENTÁRIOS ( )