Quarta-Feira, 23 de Junho de 2021 |

Alvorada volta a apresentar crescente de casos confirmados no período de uma semana

Enquanto na última semana foram 237 casos, nessa semana o número subiu para 630

Por Redação em 28 de Maio de 2021

"Entre as cidades do entorno, Alvorada é o município com maior média de vacinas aplicadas" (Foto: Eduardo Porto)


Enquanto Alvorada volta a registrar aumento de casos confirmados do coronavírus em um período de sete dias, a Prefeitura e o Governo do Estado divulgam que o município é um dos que mais imunizam na região metropolitana. Contudo, em meio a pandemia, a Prefeitura confirma o fim do horário de trabalho reduzido para os servidores e a jornada de trabalho irá retornar a normalidade.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 27/05, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 19.092 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 686 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 630 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 237 pacientes contaminados. Contudo, o número de óbitos diminuiu. Nessa semana foram confirmadas duas vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 18/05, já havia 18.563 casos confirmados. Desses, 17.567 já estão reestabelecidos. Ainda existem 225 alvoradenses em isolamento domiciliar e 105 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 08h – quando foi divulgado o ofício – já eram 666 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Alvorada está em 1º lugar entre as cidades da região metropolitana que mais vacinaram contra o coronavírus no Rio Grande do Sul. Desde o início da pandemia o estado tem sido referência no quesito organização e agilidade no processo de imunização da população, Alvorada que é uma das cidades mais próximas da capital não foi insuficiente.

Hoje o nosso município é referência em vacinação, sendo o primeiro no ranking dos municípios da região 10, que mais aplicaram as doses recebidas na sua população. Segundo o vacinômetro, Alvorada já recebeu 67.090 doses de vacinas e aplicou 91.5% dessas doses. Isso é mais do que cidades como Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Porto Alegre e Glorinha.

Novos decretos

A Prefeitura publicou três novos decretos que tratam do combate a pandemia do coronavírus. O primeiro deles é o que acata ao novo sistema de alertas do Governo do Estado e reitera o estado de calamidade pública de Alvorada. O segundo oficializa o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais. Ambos estão em vigor desde a última semana.

Já o terceiro decreto interfere no horário de funcionamento da Prefeitura. Desde o ano passado, os servidores estavam trabalhando das 09h às 15h. Contudo, a partir do dia 1º de junho, o horário volta a ser o tradicional – das 08h às 12h e das 13h às 17h. Essa lei entra em vigor no dia 01º de junho, mas antes disso, os servidores que estavam afastados devido a pandemia, devem retornar ao ambiente de trabalho.

COMENTÁRIOS ( )