Quarta-Feira, 12 de Maio de 2021 |

Alvorada volta a registrar aumento de casos confirmados pela segunda semana consecutiva

Jornal A Semana acompanhou como funciona o atendimento de imunização no Ginásio Tancredo Neves

Por Redação em 30 de Abril de 2021

"Nessa edição, a reportagem acompanhou uma tarde de trabalho de imunização no Ginásio Tancredo Neves" (Foto: Guilherme Wunder)


Mesmo com a redução da bandeira – de preta para vermelha – Alvorada volta a registrar aumento no número de casos confirmados no período de uma semana. Essa é a segunda semana consecutiva que isso ocorre. O número de óbitos também cresceu. Nessa edição, a reportagem também acompanhou uma tarde de trabalho de imunização no Ginásio Tancredo Neves.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 29/04, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 17.167 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 638 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 863 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 607 pacientes contaminados. Já o número de óbitos também subiu. Nessa semana foram confirmadas 24 vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 20/04, já havia 16.009 casos confirmados. Desses, 14.827 já estão reestabelecidos. Ainda existem 452 alvoradenses em isolamento domiciliar e 123 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 13h – quando foi divulgado o ofício – já eram 607 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Na segunda-feira, 26/04, a reportagem do Jornal A Semana foi até o Ginásio Tancredo Neves. No dia estava ocorrendo a vacinação de primeira e segunda dose para os maiores de 60 anos. Por ser no fim da tarde, o movimento já era menor e não houve registro de filas para atendimento. Havia três profissionais fazendo a vacinação e outros servidores fazendo o cadastro dos idosos.

Uma das pessoas que estava se vacinando era Maria Helena Mendes, 64 anos, que estava tomando a segunda dose. “É importante para ficar imune. Eu tenho válvula no coração e já tive um AVC. É muito importante para mim poder me vacinar. Felizmente já tomei a primeira e não tive reação nenhuma. Agora é tomar a segunda dose”, relata a aposentada.

Já Cleide do Carmo conta que já esperava há bastante tempo pela vacina e o sentimento de poder tomar a primeira dose é de esperança de dias melhores. “Estou radiante. Estava trabalhando até agora e vim direto tomar a minha vacina. Estava muito ansioso pela chegada da minha vez. Que bom que temos um lugar grande e espaçoso para não ter aglomeração. É muito bom”, salienta a alvoradense.

Para João Norberto, 61 anos, é muito importante poder se vacinar, mas ela deixa claro que isso não pode significar um relaxamento dos cuidados. “O sentimento é de esperança. Tomara que as coisas melhorem e a vacina funcione comigo. Contudo, vou seguir me cuidando. Não podemos dar chance para o azar. Que coisa boa que as filas são rápidas e somos bem atendidos”, afirma o aposentado.

A reportagem também conversou com Cintia dos Santos, técnica em enfermagem que faz a aplicação da vacina. “Desde o primeiro dia de vacinação eu faço parte da equipe. Para mim esse é um momento de grande emoção. Além de estarmos participando desse momento tão especial, esse ato é um momento de esperança que estamos vencendo a pandemia”, relata a servidora.

Segundo ela, trabalhar na imunização contra a Covid-19 é algo que vai ficar marcado para sempre em sua vida. “Todos aqui contam com uma história de vida que nos emociona. Cada atendimento nos toca de um jeito diferente, porque ouvimos falar coisas boas, mas também histórias tristes de pessoas que partiram nessa pandemia. Isso é muito impactante para a gente”, finaliza Cintia.

COMENTÁRIOS ( )