Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

Após controle do Jardim Algarve, casos de dengue ganham força na Americana

Foco dos trabalhos de conscientização e prevenção estão ocorrendo no bairro

Por Redação em 20 de Maio de 2022

"Inseticida pulverizado para combater a proliferação do Aedes deve ser disponibilizado pelo Estado" (Foto: Divulgação)


Esse ano foi marcado pelo aumento dos casos de dengue no município. Desde o início de 2022, já foram 524 notificações para testes. Destes, 29 testaram positivo e 17 negativos. O restante ainda aguarda o resultado de seus exames junto ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). Devido à alta demanda, o resultado destes testes está demorando até um mês para ser divulgado.

Enquanto isso, a Secretaria de Saúde (SMS) trabalha para conter esses índices. “Nós estamos com a equipe das endemias na rua. Também estamos com o pessoal dos postos de saúde atendendo os pacientes que chegam com os sintomas. Nós já organizamos duas salas de soroterapia para as pessoas que estão desidratadas. A nossa ideia é atender no próprio Centro de Saúde”, explica a secretária Neusa Abruzzi.

Questionada sobre os motivos de Alvorada – e todo o Rio Grande do Sul – estarem sofrendo com o aumento de casos neste ano, ela explica que o principal ponto notado é o aumento dos focos de lixo irregulares. Segundo ela, isso não é um problema apenas do município e diversas outras cidades da região estão tendo que trabalhar para evitar o descarte irregular.

Para Neusa, isso contribui muito para o avanço dos casos de dengue e é necessário conscientizar a população. “Focos de lixo e nas casas das pessoas. Notamos que muitos têm animais e não dão a devida atenção. Faz mal para eles também se existem larvas dentro do pote de água deles. É preciso ter a higienização para que não se criem outras situações”, pondera a titular da pasta.

Até poucos dias atrás, o foco dos casos era o Jardim Algarve, mas parece que isso mudou e agora o município concentra suas forças em outra região. “No Jardim Algarve foi intensificado os trabalhos. Lá a gente conseguiu controlar e agora estamos com uma atenção na Americana, pois estamos vendo um aumento de casos. Nós trabalhamos baseados no protocolo”, finaliza Neusa.

Existe a vontade da SMS de utilizar o pulverizador do Governo do Estado para os bairros com maior incidência de casos. Segundo Neusa, foi cogitada a locação de um veículo particular para a prestação do serviço, mas Alvorada está na fila para receber o equipamento. Contudo não há previsão de quando ele será destinado ao município devido a demanda de outras cidades.

Sintomas da doença

Os sintomas são febre alta de início súbito, dor de cabeça, dores no corpo, dor retroorbital, manchas vermelhas no corpo, náuseas e vômitos. Ao apresentar febre acompanhada de pelo menos dois outros sintomas são necessários procurar um médico, beber bastante líquido e evitar automedicação, pois alguns podem agravar os sintomas e piorar o quadro clínico.

Desde que os sintomas sejam adequadamente tratados, a dengue geralmente tem evolução benigna (não oferecendo riscos a vida), e os sintomas desaparecem em sete dias. Porém é importante ficar atento aos sinais de alarme, tais como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hemorragia, sonolência ou irritabilidade e alteração no exame de sangue.

COMENTÁRIOS ( )