Segunda-Feira, 02 de Agosto de 2021 |

Após a confirmação dos casos de nova variante da Covid-19, Alvorada antecipa plano de imunização

Os alvoradenses que deveriam tomar a AstraZeneca até o dia 31 de julho já pode procurar o Ginásio Tancredo Neves

Por Redação em 16 de Julho de 2021

"A secretária Neusa Abruzzi anunciou a antecipação da campanha de imunização para quem tomou AstraZeneca" (Foto: Reprodução)


Devido aos novos casos de coronavírus, Alvorada está antecipando a campanha de imunização para quem deveria tomar a vacina até 31 de julho. Além disso, foram confirmados mais 175 casos e dois óbitos pela doença nos últimos sete dias. Já na educação, escolas reativam os refeitórios e alunos que estão indo para a instituição de ensino tem de almoçar no local.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 15/07, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 20.610 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 742 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 175 casos. Isso é mais do que na última semana, quando foram 73 pacientes contaminados. Contudo, o número de óbitos caiu. Nessa semana foram confirmadas duas vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da última semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de quarta-feira, 07/07, já havia 20.403 casos confirmados. Desses, 19.368 já estão reestabelecidos. Ainda existem 214 alvoradenses em isolamento domiciliar e 89 hospitalizados. Na quarta-feira, por volta das 14h – quando foi divulgado o ofício – já eram 732 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 125.337 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 94.1% já foram aplicadas na população. Com isso, 33.422 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 51.130 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Na quinta-feira, 15/07, a Secretaria de Saúde (SMS) esteve vacinando apenas segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Além disso, foi dado início ao plano de antecipação da campanha para quem tomou AstraZeneca após a confirmação de casos da nova variante da doença dentro do Rio Grande do Sul. Até o fechamento da edição não houve confirmação de que ainda tenham doses no município.

Merendas escolares

A redação do Jornal A Semana recebeu nos últimos dias relatos de pais sobre as refeições nas escolas municipais. Segundo eles, os alunos não estão podendo mais levar para casa as marmitas, como era feito antes da pandemia. Contudo, segundo a diretora do Departamento Pedagógico, Luciana Fernandes, essa informação não é verídica. O que ocorreu foi uma mudança nos protocolos que já era planejada.

Desde o início de julho, na semana que o aluno está na escola, a refeição é feita no refeitório da instituição. Porém, na semana que o aluno está em casa ou os alunos que optaram por não retornar à escola e seguir no modelo remoto, a distribuição de marmitas segue funcionando normalmente. Com isso, todos os alunos seguem com suas refeições garantidas.

A diretora do Departamento Pedagógico explica que essa decisão vem devido ao desenvolvimento dos alunos e a adaptação dos protocolos de distanciamento. “No início existia uma série de protocolos que as crianças precisariam se adaptar. Por isso o uso do refeitório foi postergado. Conforme a ambientação aconteceu, a alimentação escolar foi incluída, mas sem prejudicar quem está em casa”, afirma Luciana.

COMENTÁRIOS ( )