Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |

Campanha de vacinação contra a gripe está liberada para o público-geral

Município conta com cerca de 30 mil doses para imunizar a população

Por Redação em 10 de Junho de 2022

"No último final de semana houve a aplicação de vacinas em um mutirão da SMS" (Foto: Giovana Agliardi)


Desde o último final de semana está liberada a vacina contra a influenza (gripe) para o público-geral. Com isso, todos os alvoradenses entre seis meses e adultos podem buscar o posto de saúde ou o Centro de Vacinação para se imunizar. Além disso, os grupos prioritários (crianças, gestantes e idosos) podem seguir buscando os locais de vacinação caso não tenham feito ainda.

Atualmente, 30% dos grupos prioritários receberam a vacina. Separando pelos grupos, foram 16% de gestantes, 52% dos idosos e 22,9% das crianças de seis meses à nove anos. Segundo o Governo Federal, o ideal é chegar em 90% das pessoas imunizadas. Em entrevista, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daiane Gomes, explicou que os baixos índices são um fator que cresce a cada ano.

Hoje o quantitativo da Secretaria de Saúde (SMS) é de cerca de 30 mil doses – distribuídos em todos os postos de saúde – e a liberação para o público-geral não deve prejudicar os prioritários. “Nós atingimos alguns índices mínimos e foi mandado doses se pensando também no público-geral. Temos em torno de 30 mil doses de gripe nos postos. Ela só precisa levar a carteira de identidade e o cartão do SUS”, pondera Denise.

Demais vacinas

Os postos de saúde também estão realizando as vacinações do calendário. Isso porque existem algumas que não estão sendo atingidas as metas, como a pólio. “A procura está baixa mesmo. Ela vem diminuindo ao longo dos anos. Isso em todas as vacinas. Isso é geral e cultural, mas nós estamos trabalhando para que não se perca isso. A cobertura foi diminuindo e precisamos trabalhar para que isso não aconteça”, encerra Denise.

Serviço

Quem quiser se imunizar pode buscar qualquer posto de saúde ou o Centro de Vacinação. Para isso, basta levar o documento de identificação (com foto) e o cartão SUS. A campanha de imunização contra a influenza segue até o dia 24 de junho e, na quinta-feira, 23/06, todos os postos devem trabalhar com o horário estendido até às 19h. A ação deve ser repetida no dia 30 de junho.

COMENTÁRIOS ( )