Quarta-Feira, 12 de Maio de 2021 |

Cidade recebe mais de 11 mil doses para primeira etapa da vacinação contra a gripe

Entretanto, número entregue pelo Estado é insuficiente para vacinar o grupo prioritário que soma 15 mil pessoas

Por Redação em 23 de Abril de 2021

"Cidade recebe mais de 11 mil doses para primeira etapa da vacinação contra a gripe"


Desde a segunda-feira, 12 de abril, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e profissionais da saúde já podem ser imunizadas contra a gripe para prevenir a contaminação pelo vírus influenza.

Doses insuficientes

No entanto, conforme a Secretaria de Saúde (SMS), o número de doses entregues pelo Estado é insuficiente para vacinar o grupo prioritário. De acordo com levantamento feito pela SMS, a população estimada chega a 15 mil pessoas sendo que até a quinta-feira, 22/04, Alvorada havia recebido 11.700 doses, o que é menos que o necessário para que o público alvo desta primeira etapa seja imunizado.

Sobre isso, a enfermeira responsável pelo Núcleo de Imunização da SMS, Evelise Machado, fala que o Estado comunicou as doses serão enviadas por lotes. “O Ministério da Saúde já avisou que vem as doses conforme liberado pelo laboratório”, explica. A meta de vacinação é atingir 90% de cada um destes grupos prioritários: crianças, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Em contato a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que há um cronograma de vacinação que atendem aos grupos prioritários.

Vacinação contra a gripe x Covid-19

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Tani Ranieri, ainda não há estudos que comprovem a segurança da aplicação conjunta da vacina contra a Covid-19 com outras. Por isso, a recomendação é manter um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. Deve-se priorizar a vacinação contra a Covid-19. Se a pessoa apresentar sinais de infecção por Covid-19, adiar a vacinação até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas.

Vacinação de crianças

Para crianças que estiverem recebendo a vacina contra a gripe pela primeira vez, devem ser aplicadas duas doses, com intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.

Carteirinha de vacinação

Público deve levar sua carteira de vacinação. Vacinadores podem aproveitar a oportunidade para colocar os esquemas de vacinação das crianças em dia. Todos os postos de Alvorada estão fazendo a vacinação das 08h30 ás 12h e das 13h às 17h.

Composição da vacina

Em 2021, a vacina contra a gripe protege contra as cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09, A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)

Cronograma e grupos prioritários

1ª etapa (12 de abril até 10 de maio): Crianças acima dos 6 meses e menores de 6 ano, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e povos indígenas.
2ª etapa (11 de maio até 8 de junho): pessoas acima dos 60 anos e professores
3ª etapa (9 de junho até 9 de julho): pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento e forças armadas; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

COMENTÁRIOS ( )