Quinta-Feira, 19 de Maio de 2022 |

Mais de 100 crianças são vacinadas na primeira semana de vacinação

Campanha que iniciou na terça-feira está ocorrendo em todas as Unidades de Saúde e Centro de Vacinação

Por Redação em 21 de Janeiro de 2022


Alvorada iniciou na tarde desta quarta-feira, 19 de janeiro a vacinação contra a covid-19 em crianças de 11 anos de idade e que tenham alguma comorbidade elencada pelo Ministério da Saúde.

Primeiro dia

Conforme a Secretaria de Saúde/SMS, todos as Unidades Básicas de Saúde receberam as primeiras 1200 doses. Sendo assim as 13h os portões do Centro de Vacinação na Rua Roberto de Souza Feijó foram abertos ao público que fazia uma pequena fila em frente ao local.

Dentro do Centro de Vacinação, balões e funcionários fantasiados de personagens de historias infantis aguardavam os pequenos. Uma destas crianças era Tailam Orion Sundyn. O menino tem bronquite asmática e estava acompanhado da mãe, Fabiana Maria Sundyn.

Ambos estavam ansiosos e felizes em saber que Tailam seria o primeiro a receber a dose da Pfizer. “Ele estava sempre olhando na televisão e perguntava quando iria chegar a vez dele porque eu e o pai dele tomamos as três doses e faltava ele”, relata a mãe.

Por determinação do Ministério da Saúde e também da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é preciso que a crianças e os pais ou responsáveis aguardem por 20 minutos nas unidades para monitorar possíveis reações.

Enquanto esperava, o menino falou com a reportagem do jornal A Semana. “Estou muito, muito, muito feliz. Vou falar para meus amiguinhos tomar a vacina porque é importante se imunizar. Eles também estão esperando chegar a hora deles tomar”, fala.

Emocionada e aliviada, a mãe do menino lembrou que seu irmão de nove anos também vai receber a imunização. “Estou até tremendo de felicidade porque eu tenho mais um filho de nove anos e ele inclusive veio junto mas não pôde porque é só os de 11 anos mas vou esperar ele também receber a vacina”, desabafa.

Imunização

De acordo com a diretora-técnica da SMS, Adriana Parisotto Alvorada recebeu até a quinta-feira, 20 de janeiro, já tinha imunizado 110 crianças e recebido do Governo do Estado, 1200 doses. Alvorada possui mais de 22 mil na faixa etária entre os cinco e os 11 anos. “Nós vamos fazer as imunizações de forma escalonada com base no número de doses que estamos recebendo do Estado”, conclui.

Números da Covid

Na tarde da quinta-feira, 20/01, o Governo do Estado divulgou o novo boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Alvorada conta com 24182 casos confirmados desde a primeira quinzena de março de 2020, quando foi confirmado o primeiro paciente do município. Quando se trata dos óbitos, é possível confirmar o número de 828 vítimas da Covid-19.

Nesta semana foram 69 casos confirmados, número menor que a última semana quando foram confirmados 287 novos casos. Além disso, nenhum óbito foi registrado pelo município desde a última quinta-feira, 13/01, quando ocorreu o fechamento da última edição do Jornal A Semana.
Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no decorrer da semana.

No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 18/01, já havia 23.953 casos confirmados. Desses, 23.071 já estão reestabelecidos. Ainda existem 49 alvoradenses em isolamento domiciliar e cinco hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 15h – quando foi divulgado o ofício – já eram 828 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

COMENTÁRIOS ( )