Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021 |

Secretaria de Educação confirma previsão de retorno as aulas no dia 24 de maio

Expectativa é de que a educação infantil retorne no modelo híbrido e opcional para os alunos

Por Redação em 14 de Maio de 2021

"No início do ano letivo, a secretária Neuza Machado havia anunciado que as aulas não retornariam sem que os professores fossem vacinados" (Foto: Divulgação)


A secretária de Educação (SMED), Neuza Machado, confirmou a previsão de retorno as aulas na rede municipal de ensino – em formato híbrido – para o dia 24 de maio. isso apenas para a educação infantil. Já os primeiros e segundos anos retornam no dia 31 de maio e os terceiros, quartos e quintos anos no dia 07 de junho. As demais turmas ainda não foram divulgadas.

Cabe ressaltar que essa é uma mudança para o cronograma divulgado na quarta-feira, 12/05. Isso porque esse primeiro anúncio confirmava o retorno das atividades presenciais já para segunda-feira, 17/05. Também havia a previsão de iniciar a imunização dos professores na sexta-feira, 14/05, mas isso não deve ocorrer. A informação foi confirmada pela secretária de Saúde (SMS), Neusa Abruzzi.

Segundo ela, existia a perspectiva de iniciar a vacinação, mas devido a suspensão concedida pelo ministro Dias Toffoli, não será possível fazer isso. “Foi suspensa a vacinação dos professores. Isso neste momento, mas Alvorada está avançando nas comorbidades e, na próxima semana, pode ser possível que a gente mude o nosso grupo prioritário”, enfatiza Neusa.

Aulas sem vacina?

No início do ano letivo, a secretária Neuza Machado havia anunciado que as aulas não retornariam sem que os professores fossem vacinados. A reportagem tentou contato com a titular da pasta para saber se as previsões de retorno das atividades podem ser alteradas, mas a secretária não quis responder. Com isso, a previsão segue para o dia 24 de maio para a educação infantil.

Já durante transmissão de vídeo, a secretária da SMS informou que a Prefeitura trabalha de acordo com o Governo Federal e Estadual e pretende vacinar os professores assim que possível. “Nossa ideia é começar na próxima semana a vacinação dos professores, mas para isso precisamos terminar a vacinação dos outros grupos prioritários até segunda-feira”, finaliza Neusa Abruzzi.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 13/05, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 18.462 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 659 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 636 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 659 pacientes contaminados. Contudo, o número de óbitos subiu. Nessa semana foram confirmadas 12 vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados foi divulgado pela Prefeitura no início da semana passada, através de nota nas redes sociais.

No boletim epidemiológico municipal de terça-feira, 11/05, já havia 18.326 casos confirmados. Desses, 17.299 já estão reestabelecidos. Ainda existem 242 alvoradenses em isolamento domiciliar e 127 hospitalizados. Na terça-feira, por volta das 15h – quando foi divulgado o ofício – já eram 658 mortes confirmadas pela pandemia do coronavírus dentro do município.

Doses de Coronavac

A secretária de Saúde (SMS) também trouxe novidades referentes as segundas doses de quem aguarda pela vacina da Coronavac. “Chegaram as doses de Coronavac para aplicar a segunda dose. São 2.200 doses que vamos receber amanhã e, no sábado, vamos fazer a vacinação de quem deveria ter feito no dia 30 de abril e no dia 01º de maio, no Ginásio Tancredo Neves”, finaliza Neusa.

COMENTÁRIOS ( )