Domingo, 26 de Setembro de 2021 |

Secretaria de Saúde reforça os protocolos de saúde para evitar novos casos do variante delta

Segundo a titular da SMS, orientações estão sendo feitas para que a transmissão não ocorra no município

Por Redação em 20 de Agosto de 2021

"O SIMA fez um ato de protesto em frente a SMS após a live da secretária Neusa Abruzzi sobre os agentes comunitários" (Foto: Divulgação)


Com o aumento de casos do variante delta da Covid-19 e a confirmação da transmissão comunitária em Porto Alegre, a Secretaria de Saúde (SMS) está trabalhando para que novos casos não sejam confirmados em Alvorada – até o momento existe apenas um caso, que já está recuperado. Contudo, a administração municipal está trabalhando para evitar novos contágios.

Segundo a secretária Neusa Abruzzi, todos os alvoradenses estão sendo orientados sobre os cuidados para evitar novas ondas da doença. “Mudança de protocolo não. Nós estamos reforçando os protocolos e estamos explicando para a população que precisamos manter o uso das máscaras, higienização das mãos e a manutenção dos locais arejados”, salienta a titular da pasta.

Agentes comunitários de saúde

No início da semana, a secretária Neusa Abruzzi fez um pronunciamento nas redes sociais da Prefeitura. Durante sua fala, ela afirmou ter recebidos relatos de que jovens estariam chegando ao Ginásio sem o cartão SUS atualizado. Segundo informações, os agentes comunitários não estavam prestando o serviço. Medidas foram tomadas para não prejudicar os alvoradenses.

Após esse episódio, os vereadores se pronunciaram em tribuna. A vereadora Giovana Thiago (PT) leu dois destes – um do SIMA e outro de um coletivo de agentes comunitárias de saúde – mostrando a insatisfação da classe com o pronunciamento da secretária de Saúde. Outros políticos também se solidarizaram com a classe durante a última sessão.

A titular da pasta explicou que a reivindicação tem relação com o atraso do pagamento do abono, que será corrigida nos próximos dias. “Neste ano o Estado mudou o nome do programa. Então a gente precisa fazer um ajuste na Lei. Eu não posso pagar por um programa que não existe mais. Esse recurso está no orçamento e estamos trabalhando na elaboração desta lei para corrigirmos isso e fazer o repasse”, afirma Neusa.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 19/08, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 22.069 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 785 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 120 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 147 pacientes contaminados. Contudo, o número de óbitos voltou a subir. Nessa semana foram confirmadas oito vítimas da pandemia. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados não foi mais divulgado pela Prefeitura desde o final de julho.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 170.171 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 95.4% já foram aplicadas na população. Com isso, 51.077 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 64.565 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Na sexta-feira, 20/08, a Secretaria de Saúde (SMS) irá vacinar os nascidos em 2002 ou menos, a 2ª dose de Pfizer e Coronavac e a antecipação da vacina de Oxford – para quem deveria tomar em 04 de setembro. Na quinta-feira, 12/08, a Secretaria de Saúde (SMS) esteve vacinando os nascidos em 2001 ou menos, a 2ª dose de Pfizer e Coronavac e a antecipação da vacina de Oxford.

COMENTÁRIOS ( )