Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Vacinação contra a Covid-19 para adolescentes e mantida e jovens de até 15 anos já podem se imunizar

Na última semana se cogitou suspender devido a determinação do Governo Federal, mas imunização foi mantida

Por Redação em 24 de Setembro de 2021

"Na sexta-feira, 24/09, serão imunizados os jovens com 15 anos completos" (Foto: Carina Soarez)


Na tarde de quinta-feira, 16/09, a Secretaria de Saúde (SMS) havia informado através de transmissão de vídeo que teria de suspender a vacinação dos menores de idade após uma determinação do Ministério da Saúde. Contudo, nessa semana foi possível dar sequência a imunização dos menores. Tanto é que, na sexta-feira, 24/09, os jovens com 15 anos completos já poderão ser vacinados.

Em transmissão de vídeo, a secretária Neusa Abruzzi falou sobre o tema. “Os municípios votaram junto com o Estado em prosseguir com a imunização. Existem pessoas que alegam que precisamos esperar quem ainda não fez. Por isso é importante que todos que tem direito venham tomar. Somente assim vamos poder avançar ao invés de ficar esperando quem não foi”, enfatiza a titular da pasta.

Dados da semana

O Governo do Estado divulgou na tarde de quinta-feira, 23/09, o seu mais recente boletim epidemiológico da pandemia do coronavírus. Assim é possível averiguar que Alvorada está com 22.587 casos confirmados desde a primeira quinzena de março, quando foi confirmado o primeiro paciente alvoradense. Além disso, já são 795 óbitos causados pela doença.

Nessa semana foram confirmados mais 23 casos. Isso é menos do que na última semana, quando foram 130 pacientes contaminados. Já sobre os óbitos, desta vez houve o registro de quatro novas vítimas da pandemia – na última semana haviam sido confirmadas três mortes. Os dados de pacientes recuperados, isolados e hospitalizados não foi mais divulgado pela Prefeitura ou pela SMS desde o final de julho.

Campanha de imunização

Segundo último boletim do Estado, Alvorada já recebeu 244.238 mil doses de vacinas – entre primeira dose, segunda dose e dose única. Dessas doses, 83.9% já foram aplicadas na população. Com isso, 78.820 pessoas já estão com o ciclo de imunização concluído (duas doses ou dose única). Além disso, outras 51.615 alvoradenses já receberam pelo menos a primeira dose da vacina.

Com a chegada dos menores de idade, a Secretaria de Saúde (SMS) deve vacinar na sexta-feira, 24/09, os jovens de 15 anos completos ou mais. Além disso, estão recebendo a terceira dose os idosos com mais de 70 anos que tomaram a primeira vacina antes de 24 de março. As aplicações de segunda dose de Pfizer, Coronavac e Oxford seguem sendo aplicadas.

COMENTÁRIOS ( )