Segunda-Feira, 27 de Setembro de 2021 |

Vacinação contra a gripe H1N1 é liberada à toda população alvoradense

Entretanto, as metas estabelecidas pela União não foram cumpridas

Por Redação em 23 de Julho de 2021


Por mais que Alvorada não tenha atingido a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 90% dos grupos prioritários, todos os moradores já podem se vacinar contra a gripe H1N1 disponível.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 10 mil doses ainda estão disponíveis em todos os 18 postos de saúde das 08h30 ao meio dia e das 13h às 16h30. Até o momento foram vacinados 63% dos idosos, 50% das crianças, gestantes e puérperas, enquanto que 60% dos profissionais de saúde e pessoas com algum tipo de comorbidades foram imunizados.

Este número corresponde a cerca de 55 mil pessoas vacinadas num total de 74 mil habitantes que é a meta da SMS. Os números de adesão ainda são baixos, se comparados com a meta do Ministério da Saúde para a imunização contra a influenza. Segundo a pasta, a cobertura indicada para garantir proteção de toda população é de 90%.

Em entrevista, a enfermeira responsável pelo Núcleo de Imunização da SMS, Evelise Machado, explicou o porquê desta procura estar tão abaixo do esperado. “As pessoas procuram muito mais o Covid-19 e não estão muito preocupadas com as outras doenças. Só que elas continuam. Então é necessário que façam também a vacina contra a gripe porque é uma vacina que evita muitos óbitos, porque evita pneumonia, evita internações por infecções respiratórias e porque é um complemento”, lembra.

Ainda, a enfermeira informou que qualquer pessoa pode fazer a vacinação contra a H1N1 mesmo quem já recebeu a primeira e segunda dose da vacina contra o Coronavírus, sendo recomendado ter um espaço de 15 dias entre uma dose e a outra. “Então digamos que tu faça a primeira dose da Oxford. Tu podes fazer após 15 dias a da vacina da gripe porque tu vais fazer daqui há 12 semanas a segunda dose e vai dar tempo de fazer as duas”, lembra.

Novo drive-thru

Com o objetivo de aumentar o número de vacinados contra a Gripe H1N1 neste sábado, 24 de julho, acontece mais um drive-thru em frente ao Chimarródromo na Praça Central João Goulart. As imunizações são direcionadas principalmente ao grupo prioritário (gestantes, crianças, idosos, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades) e acontecem das 10h às 16h.

COMENTÁRIOS ( )