Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022 |

Editorial

50 anos de Biblioteca Pública Municipal Luís Fernando Veríssimo

Por Redação em 22 de Abril de 2022


E chegamos ao cinquentenário da Biblioteca Pública Luís Fernando Veríssimo. Na quinta-feira, 21 de abril, o espaço comemora o aniversário mas, a cerimônia e tudo que engloba os festejos, acontece no dia 28/04, na SOCIETÀ.

Por mais que esteja se festejando o cinquentenário, a troca de lugar em cada administração é uma realidade. Do subsolo da Prefeitura, ao então prédio da Câmara de Vereadores, aluguéis de diversos prédios particulares e atualmente, infelizmente, a Biblioteca Pública segue em local impróprio. O espaço da literatura, da formação, da busca do conhecimento está muito aquém do digno e esperado.

Passam-se governos e as promessas continuam. Mas existe uma luz no fim do túnel. A atual administração está empenhada na busca de um novo local, ideal, amplo, ventilado, arejado, para bem receber os estudantes e quem busca o conhecimento.

Grandes mestres levaram a bela história da Biblioteca Pública Municipal. Desde os primeiros movimentos lá em 1969, quando 32 pessoas assinaram a fundação do lugar, doando parte em dinheiro e certamente livros. Um dos casos é José Armani que com alguns moradores da cidade, são a memória viva ainda nos dias de hoje. Em breve entrevista relembrou a nós leitores um pouco do muito dado naqueles anos.

A nós, que estamos fazendo a nossa história, cabe resgatar ainda mais o nosso passado, não ficando apenas no número 50. É um momento ímpar que estamos vivendo e inúmeras pessoas que nos rodeiam e que fazem parte da nossa história que deve ser guardada.

Tudo isto em espaço digno para a busca do passado. Guardemos bem a nossa história e a façamos bem. Pois o povo que não conhece a sua história e seu passado não terá a chance de construir um futuro melhor!

COMENTÁRIOS ()