Sbado, 04 de Dezembro de 2021 |

Editorial

É preciso cuidar do meio ambiente

Por Redação em 19 de Novembro de 2021


Todos que trabalham na equipe do Jornal A Semana sempre buscam fazer a melhor edição possível para entregar aos seus assinantes. O objetivo é de informar, entreter e comunicar com todos os públicos que acompanham este veículo por mais de 30 anos. Podemos garantir que todas as edições deixam a equipe orgulhosa, mas existem ocasiões onde conseguimos o famoso “algo a mais”.

Essa é uma dessas edições. Por mais que essa não seja uma edição comemorativa, existem reportagens que fizeram com que algo especial acontecesse. Quando você parar para ler, vai ver que diversas reportagens tem o cunho ambiental e sustentável tão importante nos dias de hoje. Fazia tempo que não conseguíamos fazer uma edição temática, ainda mais voltada para o meio ambiente.

A reportagem da Escola Osório também faz parte da editoria de educação, afinal é o envolvimento daquela comunidade escolar com o meio ambiente e o entorno de sua escola. A matéria que trata do Rio Gravataí também é algo que se encaixa no geral. Isso porque não é somente Alvorada que pode ser prejudicada, afinal muitas cidades vizinhas tiram sua água potável de lá.

Talvez a reportagem mais “diferente” seja a da desova das tartarugas e cágados. Isso porque muitos alvoradenses nem devem saber que, segundo a SMAM, existem cerca de 100 animais entre as duas espécies na Lagoa do Cocão. Isso sem contar que muitos desconhecem que é crime ambiental adquirir esse animal – por mais que ele seja vendido em pet-shops pelo estado.

Só que, por mais que elas sejam reportagens diferentes, elas também têm algo em comum: todas elas levantam debates importantes sobre o cuidado que é preciso ter com o nosso ecossistema. Pode ser chato falar sobre isso e muitos podem pensar que é exagero, mas o mundo tem recursos finitos e que precisam ser cuidados para que novas crises não surjam no futuro.

Por isso, é de suma importância trazer essas questões ambientais e de sustentabilidade para as páginas do Jornal A Semana e, porque não, para as casas de todos os alvoradenses. É com cada um fazendo a sua parte que podemos mudar a realidade de uma rua, um bairro e quiçá uma cidade. Mas, para isso, é necessário dar o primeiro passo. Fizemos isso nessa edição e agora é preciso que você faça o mesmo em casa.

COMENTÁRIOS ()