Quinta-Feira, 19 de Maio de 2022 |

Editorial

Não há notícia melhor que esta

Por Redação em 14 de Janeiro de 2022


Infelizmente Alvorada sempre teve a fama de uma cidade violenta. Muito disso por causa das grandes mídias, que só noticiavam os crimes do município. Muito também pelo Atlas da Violência de 2017, que colocou a cidade entre as mais violentas. Há quem também acredite que essa “fama” tenha surgido pelo preconceito contra uma cidade humilde e com o menor PIB do Estado.

A gente sabe que, muitas vezes, a fama negativa se espalha mais que a positiva. Além de se espalhar mais, ela gruda mais na cabeça de todos. Todos conhecem aquele alvoradense que diz morar em Porto Alegre por não ter orgulho da cidade ou pelo preconceito velado que existe. Contudo, parece que a história começa a virar e, para quem ama Alvorada, não há notícia melhor que essa.

Na quinta-feira, 13/01, a cúpula do Governo do Estado esteve no município para anunciar o balanço anual dos índices de criminalidade. Pela primeira vez desde que Eduardo Leite (PSDB) é governador, o local escolhido não foi Porto Alegre e sim Alvorada. Sim. Alvorada foi a escolhida. O motivo? O município foi o que registrou o maior índice de redução dos homicídios.

Esses mesmos homicídios que prejudicaram a fama de Alvorada hoje são os que mais caem em todo o Rio Grande do Sul. Sem falar que, desde 2012, quando o Estado iniciou esse trabalho de controle, Alvorada está em seu menor índice. Um marco histórico e que tem tudo para beneficiar a população e o desenvolvimento de Alvorada. E eu vou explicar os motivos.

Com notícias positivas como essa, Alvorada começa a mudar sua imagem para quem vê de fora. Os empresários que querem investir se sentirão mais seguros. Isso sem falar na autoestima da população – um fator considerado prioridade pelo prefeito Appolo. A ideia de que as pessoas cuidem, amem e sintam orgulho de sua cidade sempre foi algo citado pela administração e essa notícia pode auxiliar nesse processo.

Então ver esse movimento de Alvorada ganhar as páginas positivas de veículos de comunicação certamente é algo que dá orgulho há todos – e aqui no jornal isso não é diferente. O nosso compromisso é com a verdade e nunca deixaremos de publicar o que é notícia, mas sempre que possível, nossa ideia é publicar coisas positivas do nosso município. O que mais queremos é que isso se torne cada vez mais comum.

COMENTÁRIOS ()