Quarta-Feira, 23 de Junho de 2021 |

Editorial

Por que essa mudança?

Por Redação em 21 de Maio de 2021


Na sessão de terça-feira, 18/05, entre os projetos apresentados e aprovados estava uma resolução da mesa diretora que altera o horário das sessões da Câmara de Vereadores. Em um primeiro momento – e a proposta que está anexada na ordem do dia – as sessões sairiam das 17h30 e iriam para às 15h. Contudo, durante a sessão, o projeto apresentou uma alteração e a sessão começará às 16h15.

Em um primeiro momento é preciso deixar claro que dificilmente a sessão começa às 17h30. Agora, com os grandes investimentos na TV Câmara de Alvorada, é possível acompanhar nas redes sociais e conferir que existe um atraso devido as reuniões dos parlamentares que acontecem antes do início da sessão. Já temos um erro nesse sentido da pontualidade, mas não vem ao caso.

O que chama a atenção é que não existe nenhuma justificativa apresentada para a mudança do horário da sessão. Inclusive o vereador Leandro Tur (PT) apresentou uma emenda para que essa antecipação dure pelo período de cinco meses, mas a proposta de emenda acabou não passando. Com isso, além de não saber os motivos, também não se sabe até quando será assim.

Quando uma resolução é apresentada pela mesa diretora, quem assina é o presidente – neste caso, Cristiano Schumacher (PTB). Contudo, não foi apresentada nenhuma justificativa para a mudança no projeto de lei e nem nas falas do parlamentar. Acredita-se que o motivo seja o horário de funcionamento da Prefeitura, que está fechando às 15h, pela fala do vereador Zézo (PDT), mas nada confirmado.

O problema é que isso pode causar uma distância do público para com os trabalhos dos vereadores. Com a sessão acontecendo às 17h30, muitas pessoas podem se dirigir ao prédio da Câmara ou acompanhar a sessão ao vivo. Contudo, com a antecipação para 16h15, a grande maioria da população ainda estará em seu horário de trabalho e não poderá acompanhar a sessão enquanto ela acontece.

É claro que, com a criação da TV Câmara, todas as pessoas poderão acompanhar no horário que quiserem, mas e quando for uma sessão de homenagem ou o público for liberado? Como as pessoas poderão fazer para ir até uma sessão em meio ao horário comercial. Os motivos da medida não são de conhecimento público, mas após a sanção, podem afastar o publico dos políticos.

COMENTÁRIOS ()