Sbado, 22 de Janeiro de 2022 |

Opinião

A realização dos sonhos no longo prazo

Por Redação em 03 de Janeiro de 2014


Quando desejamos comprar um bem imediatamente, geralmente consultamos nosso saldo bancário ou nosso limite do cartão de crédito. Mas para a maior parte das pessoas, os sonhos que têm um custo maior, como imóvel, carro, viagem para o exterior, curso de especialização, acabam sendo parcelados. E dessa forma acabam tomando grande parte do nosso orçamento e por um longo período.
Sem dúvida nenhuma o planejamento é o melhor aliado nessas situações. E se for feito de modo coerente, as chances de conseguir honrar seus pagamentos sem afetar sua qualidade de vida, será muito maior.
Primeiramente, avalie os motivos do seu sonho de consumo de longo prazo. Claro que um imóvel é um sonho inerente ao ser humano, pois tem um significado mais profundo, a segurança. Já no caso de um carro novo, avalie se melhorará a eficiência no seu trabalho, se poderá atender mais clientes etc. Se deseja cursar uma graduação ou uma especialização, é importante estimar as vantagens profissionais e qual a porcentagem de aumento salarial que isso poderá trazer.
Após entender a necessidade que o bem ou serviço desejado terá para você, é preciso traçar uma estratégia para alcançá-lo. Se ele for de um alto valor e você não dispõe do dinheiro todo para adquiri-lo, é prudente que se analise sua capacidade financeira e entenda cada meio de compra em longo prazo. Meios como financiamento, consórcio, leasing ajudam a realizar os sonhos, mas precisam ser bem avaliados, pois cada um possui taxas de juros e de administração diferenciadas, além dos prazos para a obtenção do bem.
E como o sonho é a longo prazo, o tempo, o conhecimento e a disciplina são fatores decisivos. Vamos procurar entender porque eles são tão importantes. Quando decidimos realizar nosso desejo de ter um imóvel ou um automóvel, por exemplo, não é prudente nos envolvermos pelas ofertas do mercado. É preciso traçar um plano de como realizá-lo, verificar quanto dinheiro se tem disponível e qual a necessidade.
Além da internet e dos livros é muito bom trocar experiências com quem tem o mesmo sonho que você e que também já tenha cometido erros. Aulas de educação financeira e grupos de disseminação do conhecimento igual ao que temos na Academia do Dinheiro é um bom exemplo de como qualquer um de nós pode alcançar a estabilidade financeira.
Seja muito disciplinado. Isso nos motiva e nos impulsiona a fazer tudo melhor. A disciplina com o dinheiro funciona da mesma forma, e pode tornar o seu sonho uma realidade de consumo melhor, com segurança e tranquilidade.

Mauro Calil é educador financeiro

COMENTÁRIOS ()