Sbado, 22 de Janeiro de 2022 |

Opinião

Decisão, determinação e dedicação: três atitudes para o sucesso

Por Redação em 21 de Março de 2014


O professor Karl Anders Ericsson, da Universidade da Flórida, conduziu uma pesquisa que ganhou grande repercussão atráves do livro "Outliers", de Malcolm Gladwell. A conclusão mostra que os gênios não possuem um QI altíssimo. Isso quer dizer que qualquer pessoa normal pode alcançar feitos extraordinários. Então, quais são os fatores fundamentais para alcançar o sucesso?
Tomar uma decisão é a primeira coisa a fazer. Isso influi diretamente nos fatos e acontecimentos felizes ou infelizes, sucesso ou insucesso. Podemos afirmar que cada um constrói o seu futuro por meio das decisões tomadas hoje.
A determinação é o que faz você continuar rumo ao objetivo da decisão. Ela é o segundo fator mais importante para o sucesso. Tomar uma decisão é fundamental, mas isso não basta.
Determinar é construir o seu castelo, tijolo por tijolo, dia após dia, não durante uma semana, um mês, um ano, mas durante anos. Determinar é persistir, é perseverar um objetivo no longo prazo, para isso é preciso ter paixão, preparo físico e mental.
A corrida para o sucesso profissional ou empresarial não é uma corrida de curta distância, não é uma competição de 100 metros. A corrida da vida é sempre uma maratona. Determinação é viver a maratona da vida dia após dia, por anos seguidos sem nunca desistir.
Buscar o conhecimento é o primeiro passo para realizar qualquer coisa, porém é preciso transformar o conhecimento em habilidade.
O terceiro fator mais importante para o sucesso é a dedicação. Para conseguir realizar qualquer coisa é necessário dedicar tempo. Todas as pessoas bem sucedidas, todos os campeões mundiais souberam superar as dificuldades, para isso se esforçaram muito treinando, treinando, treinando. Repetiram os exercícios centenas, milhares de vezes para se aperfeiçoarem.
Os fatores fundamentais para alcançar o sucesso são: decisão, determinação e dedicação.
Podemos concluir que o sucesso depende só da própria pessoa: da sua decisão, da determinação e dedicação. Como afirmou Thomas Edison: “Nossa maior fraqueza é a desistência. O caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais”.

Orlando Oda
Administrador de empresas, mestrado em administração financeira pela FGV

COMENTÁRIOS ()