Sbado, 22 de Janeiro de 2022 |

Opinião

Responsabilidade

Por Redação em 17 de Abril de 2014


Responsabilidade é o preço que estamos dispostos a assumir para concretizar um sonho. A responsabilidade integral se dá em todas as áreas da nossa vida: responsabilidade na vida profissional, responsabilidade na vida pessoal e familiar, responsabilidade com a equipe e responsabilidade social.
Olhando mais profundamente, a responsabilidade é “a habilidade de responder”, isto é, produzir resultados positivos, sem ficar apenas nas palavras e promessas. Um ser responsável possui um compromisso, consigo e com os outros, e o honra de forma persistente e diária. Isso implica em assumir 100%, sem desculpas ou arrependimentos.
Essa luta persistente e diária é sustentada pela vontade, pela capacidade que independe das adversas situações externas. A responsabilidade não chega antes do amadurecimento, mas nasce a partir da capacidade de, com inteligência, desafiar a mediocridade. Com responsabilidade, se rompe a lei do mínimo esforço e se abandona a zona de conforto. No fundo, a responsabilidade, em qualquer uma das áreas da vida, nada mais é que um ato de amor consigo mesmo, onde a compreensão das atitudes dá o poder de transformação para concretizar os objetivos.
Uma pessoa com responsabilidade tem a capacidade de se comunicar de forma assertiva, com objetividade, clareza e calma. É importante ter em mente “o que se diz” e “como se diz”. Além da comunicação, é preciso da notificação, ou seja, verificar se o que foi passado realmente foi entendido. Muitas vezes, a mensagem repassada se perde, é entendida pela metade. Por isso, como parte da responsabilidade, precisamos notificar, esclarecer se o que comunicamos foi entendido e apreendido.

José Henrique Westphalen
Diretor de Criação

COMENTÁRIOS ()