Sbado, 29 de Janeiro de 2022 |

Receitas

Receita da Renata: Bolo cremoso de limão

Por Redação em 15 de Janeiro de 2016


Não é torta de limão e não é bolo de limão. Trata-se sim, de um bolo cremoso. Uma combinação de doce com ácido e de crocância com cremosidade. Ingredientes simples combinados de uma maneira diferente podem proporcionar algumas descobertas gastronômicas. Essa receita é direcionada àqueles que gostam de sabores antigos, porém “repaginados”.

Bolo cremoso de limão

Ingredientes para a massa:
200 g de farinha de trigo
60 g de açúcar de confeiteiro
70 g de manteiga amolecida
1 gema
1 ovo

Ingredientes para o recheio:
300 ml de leite integral
200 g de iogurte natural
1 lata leite condensado
5 ovos
70 g de açúcar
75 g de farinha de trigo
Suco de 1 limão
Raspa de 1 limão

Modo de preparo:
Em um recipiente misturar a farinha, açúcar, 1 gema, 1 ovo e a manteiga. Misturar bem até que forme uma massa que não grude na mão. Enrolar em filme plástico e levar ao frio por, pelo menos, 30 minutos. Na batedeira bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Passar este preparado para o liquidificador e juntar o leite, o iogurte, o leite condensado, a farinha, o suco e as raspas de limão e bater por 1 ou 2 minutos. Reservar.

Pré aquecer o forno a 180°C. Untar uma forma redonda de 24 cm de diâmetro (forma de fundo removível). Abrir a massa de modo que esta preencha o fundo e as laterais da forma. Fazer pequenos furos para que a mesma não levante durante a cozedura. Pode-se optar por colocar sobre esta um papel vegetal e encher a forma com grãos de feijão. Estes, farão peso e não permitirão distorções na massa durante o cozimento da mesma. Levar ao forno por 15 minutos. Bater as claras em neve e envolvê-las, cuidadosamente, ao preparado de leite. Verter este sobre a massa já pré cozida e retornar ao forno por mais 50 minutos. Deixar esfriar antes de servir.

COMENTÁRIOS ()