Sbado, 29 de Janeiro de 2022 |

Receitas

Receita da Renata: Bolo de abacaxi com coco

Por Redação em 21 de Julho de 2015


Sabe aqueles dias que dá uma vontade irresistível de comer uma boa fatia de bolo e uma aconchegante caneca de café com leite? Pois é, essa semana este desejo falou mais alto. Não estamos falando de um bolo qualquer, mas sim de uma delícia de abacaxi com coco que apresenta “cara” de bolo e consistência de pudim. Este bolo me foi apresentado por um incrível Chef de cozinha da cidade de Gaia. Após algumas alterações na receita original nasce o bolo de abacaxi como imaginava que deveria ser: com muita calda e com um sabor maior a coco. Temos alguns passos mais complicados, porém se seguidos a risca garanto-lhes um resultado surpreendente!

Receita bolo de abacaxi com coco
Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
2/3 xícara de leite morno
1/3 xícara leite de coco
1/3 xícara de açúcar amarelo
2/3 xícara de açúcar branco
4 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher chá fermento
1 lata pequena de abacaxi ( usará a fruta e a calda)

Modo de preparo:
Primeiro passo será preparar a forma. Unta-se somente as laterais de uma forma com manteiga (não untar o fundo). Em uma panela pequena (tacho) fazer um caramelo derretendo 200 g de açúcar, não deixe ficar muito escuro. Despejar o caramelo somente no fundo da forma e colocar por cima do mesmo as fatias de abacaxi. A fruta deve ser colocada sobre o caramelo ainda quente. Pré aquecer o forno a 180º C.

OBS: Guardar 03 fatias de abacaxi para fazer uma calda.
Bater na batedeira as gemas, o açúcar (branco e amarelo) e a manteiga. Bater bem até virar um creme claro. Juntar a farinha, o leite e o leite de coco. Bater bem até que fique uma massa homogênea. Desligar a batedeira e adicionar o fermento manualmente. Bater as claras em neve (castelo) e misturar, delicadamente à massa. Despejar a massa na forma já preparada e levar ao forno por 45 minutos ( este tempo dependerá de cada forno, deves observar o cozimento).

Preparo da calda:
Bater no liquidificador a calda da lata do abacaxi junto com as fatias reservadas.Você precisará de ,aproximadamente, 300 ml de calda. Caso tenha pouco líquido pode juntar mais 100 ml de água. Desenformar o bolo e fazer pequenos furos no mesmo. Despejar a calda sobre o bolo. Esta deve ser despejada com intervalos de 10 minutos para que o bolo possa absorver todo o líquido ( 100 ml a cada 10 minutos). Está pronto. Espero que gostem! Mais fotos desta receita em meu site www.renatamonteiro.net.br.
Novos saberes ótimos sabores!

COMENTÁRIOS ()