Tera-Feira, 17 de Maio de 2022 |

Receitas

Receita da Renata: Bolo de chocolate com purê de batata

Por Redação em 20 de Maio de 2016


Esta semana, assisti uma chef francesa fazer um simples bolo de chocolate que parecia fantástico. Não resisti e testei em casa. E como não sei guardar segredo, resolvi compartilhar com vocês! Um bolo de chocolate com purê de batata??? Estão chocados? Pois é, o purê entra nesta receita com a “importante responsabilidade” de substituir os ovos e, de brinde, nos trás aquela textura dissimulada do brownie: casquinha levemente crocante por fora e deliciosamente grudento por dentro. Vocês devem estar perguntando: mas tem sabor a batata? Nadica de nada!! Apenas um sabor intenso a chocolate. Optei por substituir a farinha de trigo por farinha de arroz, mas caso não tenha restrições ao glúten podes manter a farinha de trigo na tua receita. Teste e deixe esse bolo guloso te surpreender!

Bolo de chocolate com purê de batata

Ingredientes:
3 colheres de sopa de manteiga
1 ½ de açúcar
1 xícara de purê de batata
¾ xícara de leite morno
2 xícaras de farinha de arroz (pode substituir por farinha de trigo caso não tenhas restrições ao glúten)
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de fermento químico
1 pitada de sal
Açúcar de confeiteiro para decorar

Calda de chocolate:
3 colheres de sopa cacau em pó
1 colher manteiga
½ xícara de açúcar
½ xícara de leite
1 colher de sopa de licor de laranja (opcional, pode substituir por 1 casca de laranja ou 2 colheres de café forte)

.Modo de preparo:
Pré-aquecer o forno a 180°C e untar com manteiga uma forma (utilizei uma forma redonda de 20 cm de diâmetro). Na batedeira bater o açúcar com a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Juntar o purê de batata e o leite, sempre a mexer. Peneirar a farinha, o cacau e o fermento e adicioná-los ao preparado anterior. Misturar tudo muito bem. Juntar a pitada de sal e misturar por mais 1 minuto. Verter este preparado para a forma e levar ao forno por, aproximadamente, 40 minutos (este tempo pode variar segundo cada forno).

Modo de preparo da calda:
Em uma panela pequena, juntar todos os ingredientes para a calda e deixar que ferva por, aproximadamente, 5 minutos, ou até que o açúcar tenha sido totalmente dissolvido.

Após o bolo estar pronto, fazer diversos furos para que a calda possa escorrer e umedecer o mesmo. Adicionar a calda aos poucos para que o bolo possa absorver totalmente a calda. Polvilhar açúcar de confeiteiro para decorá-lo.

COMENTÁRIOS ()