Sbado, 29 de Janeiro de 2022 |

Receitas

Receita da Renata: Frango com laranja e purê de batatas

Por Redação em 02 de Julho de 2015


Aqui em Portugal o consumo da batata é um hábito fortemente enraizado, sendo assim, ela está presente em muitos pratos típicos portugueses. Podemos dizer que ela é um “importante coadjuvante” na mesa dos portugueses. Esta, juntamente com outros tantos ingredientes fantásticos, me mostrou o quanto a gastronomia portuguesa é surpreendente. Uma cozinha que, da maneira mais simples possível, demonstra o pulsar da vida, o amor as tradições e o respeito por suas raízes. Esta receita nasceu da tentativa em reproduzir um prato que comi em um restaurante aqui em Portugal. Sabe aquelas comidas que nos proporcionam lembranças tão agradáveis que ficamos com aquele “gostinho de quero mais”! Pois bem, esta é uma delas. Após sustituições de alguns ingredientes e acréscimo de outros nasceu esta receita de purê de batatas com frango. São ingredientes simples, mas trabalhados de uma maneira um pouco diferente do habitual. Espero que vocês fiquem com a mesma saborosa lembrança que eu fiquei!

Frango com laranja e purê de batatas
Ingredientes:

1 peito de frango cortado em bifes
Sumo (suco) de 2 laranjas
Azeite (óleo de oliva)
Alecrim
2 alhos picados
1 colher de mostarda Djon
80ml Vinho branco
Sal
Pimenta preta

Ingredientes para o Purê:
½ kg de batatas
2 colheres de manteiga
200 ml de leite morno
1 alho com casca
Noz moscada
Sal

Ingredientes para Guarnição:
2 cenouras cortadas em tiras finas
Beterraba cortada finamente
Coentros picados e inteiros

Modo de preparo:
Temperar o frango com sal, mostarda, pimenta. Em um recipiente colocar o frango, já temperado e adicionar o sumo de laranja, o vinho branco, o alecrim, azeite e os alhos picados. Deixar marinar durante 20 minutos. Em uma panela com água e o dente de alho (deve ser descartado após cozedura) colocar as batatas a cozinhar para o purê. Após cozidas deve-se descascá-las e amassá-las bem. Em uma panela em lume (fogo) baixo colocar as batatas amassadas a manteiga, o leite morno, sal e a noz moscada (dê preferência moída na hora). Mexer bem para não colar ao fundo. Aquecer uma frigideira com um pouco de azeite e selar (corar) os bifes de frango. Colocar nesta mesma frigideira o líquido coado da marinada e deixar ferver um pouco. Levar os bifes ao forno (pré-aquecido 180 graus Celsius) por 10 minutos para finalizar a cozedura dos bifes de frango. Colocar um tacho com água e sal e a ferver e adicionar as cenouras. Estas devem ficar por, aproximadamente, 3 minutos na água fervente.

Sugestão de apresentação:
Dispor o purê no centro do prato e colocar por cima o frango (pode ser fatiado). Adicionar as cenouras, beterrabas e coentros. Para finalizar regue com o molho do frango.
Novos saberes ótimos sabores!

COMENTÁRIOS ()