Domingo, 16 de Janeiro de 2022 |

Receitas

Receita da Renata: Pão d'avó

Por Redação em 09 de Outubro de 2015


Aqui em Portugal existe uma grande variedade de pães. Com os mais variados sabores, mas que se destacam também pelos nomes, alguns bem pitorescos. Desde o pão de mistura, o pão padas, carcaça, pão com chouriça, pão de Deus, bolinha, torricado, entre outros.
Alguns que identificam a região geográfica onde é feito com características típicas com denominação de origem protegida como o pão de Mafra. Outro bem famoso de uma região de Portugal muito interessante de forte cultura em termos gastronômicos é o Alentejano. Este possui variedades distintas dentro da própria região do Alentejo onde é feito, como o de Portalegre que é mais branco e fofo que o tradicional. Não posso deixar de referir a broa de milho, famosa no Norte do país. É também comum encontrarmos nas redes de supermercado o “cacetinho brasileiro” assim mesmo denominado, muito semelhante ao nosso.
Com tanta variedade o pão é objeto de adoração em Portugal e tem grande peso na gastronomia local. Não se senta em uma restaurante para uma refeição que não seja acompanhada de boas fatias de pão, normalmente bem cascudo, que é uma ótima entrada, acompanhada de azeitonas, queijo de Azeitão e do “vinho da casa”.
A receita que apresento é do meu preferido, leve e massudo, com bastante miolo, parecendo até mal cozido, este pão d’avo com manteiga, queijo e fiambre no bom português local é motivo de desejo quase que dia sim, dia também.
Então tive de aprender a fazê-lo e divido a receita dele com vocês: apaixonem-se pelo pão d’avó e bom apetite!

Pão d’avó

Ingredientes:
500 g de farinha trigo
100 g de farinha
1 colher de chá de sal
1 tablete de fermento biológico (25 g)
350 ml de água
Modo de preparo:
Em um recipiente colocar a farinha, o sal, o fermento e água. Colocar sal de um lado e fermento de outro. Misturar tudo muito bem. Em uma bancada molhada (sem farinha), trabalhar a massa. Fazer movimentos que alonguem a massa. Deixar repousar até que dobre de volume em um recipiente tapado em um lugar quentinho.
Pré aquecer o forno a 180° graus. Dividir a massa em duas parte e fazer dois pães. Deixar repousar por mais 30 minutos. Levar ao forno por 45 minutos.
Novos saberes ótimos sabores!

COMENTÁRIOS ()